Foto: blog do Alexandre
Segundo uma fonte da Assessoria de Comunicação, em março de 2013, a prefeitura comunicou oficialmente a direção da TV Mirante de Chapadinha que o órgão tinha o direito e o interesse em assumir a retransmissão da RTV, que há anos vinha sendo utilizada de forma irregular e clandestina, causando sérios prejuízos ao erário, pois havia cobranças de espaços publicitários em forma de comerciais veiculados na grade da TV Globo, o que caracterizaria “pirataria”. Essa utilização não contava, segundo a fonte, com a anuência da atual gestão.
A medida gerou resistência por parte do diretor local da emissora, Léo Castro, que insistia em usar o sinal, sob a alegação de que haveria um contrato com a TV Mirante de São Luis. Então a prefeitura, usando da prerrogativa legal, resolveu ligar o sinal da Globo, o que gerou protestos por parte do pessoal da Mirante de Chapadinha. Inclusive um funcionário da emissora e blogueiro publicou um texto acusando a prefeitura de interferir no sinal da TV Mirante, o que, para ele, seria uma tentativa de tirar a emissora do ar por perseguição política. Nesta quarta-feira, depois de uma reunião entre representantes da prefeitura e diretores da Mirante de São Luís, o impasse chegou ao fim: ficou decidido que o sinal retornaria ao município.
A medida, no entanto, parece que não agradou o atual diretor da emissora Léo Castro, que durante o programa “Direto ao Assunto” nesta quarta-feira teria dito, em tom rancoroso e contrariado, que “a responsabilidade pela transmissão do canal 07 agora é da “imperadora do Baixo Parnaíba”, numa referência à prefeita Belezinha, insinuando que ela estaria agindo de forma autoritária. No entanto, conforme foi explicado pelo departamento jurídico da prefeitura, a TV Mirante de Chapadinha nunca teve a outorga para retransmissão de sons e imagens no município via canal 07, nem em qualquer outro canal. O canal 07 em Chapadinha é, portanto, da prefeitura municipal e o sinal da TV Globo no Maranhão é do Sistema Mirante.
Ivandro Coêlho, professor e jornalista.
0 comments: