domingo, 7 de julho de 2013

"Saúde na Comunidade" chega ao povoado Paiol

Compartilhar


O programa "Saúde da Comunidade", realizado pela prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de Saúde, promoveu no último sábado (29) um mutirão no povoado Paiol.
Levando atendimento médico das mais diversas especialidades,(como pediatria, psiquiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, cardiologia e clínica médica, além de exames preventivos, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e glicose, palestres, orientações sobre o uso de preservativos, orientações nutricionais e distribuição de material de higiene bucal), o programa beneficiou centenas de moradores do Paiol e povoados vizinhos.



Ao todo foram realizadas 168 consultas médicas, 68 consultas cardiológicas, 49 consultas psiquiátricas/ clinica médica, 45 atendimentos odontológicos, 16 exames preventivos, 13 atendimentos fisioterapeutas, 83 consultas com enfermagem, 38 na área fonoaudióloga, 06 teste de HIV, 02 teste rápido de gravidez , 11 atendimentos na área de Assistência social (11), 38 consultas com nutricionista e distribuiu 543 kits odontológicos.

Para o presidente da Associação de Moradores do Paiol, Adir Gomes Oliveira, o “Saúde na Comunidade”, é uma novidade na região, que chegou causando surpresa aos moradores. “Estamos satisfeitos com esse serviço. Isso aí é coisa que nunca vimos em outros mandatos, a saúde sair da cidade e tratar das pessoas no interior. Hoje estou tranquilo porque consultei de pressão alta, coração, diabetes e colesterol e já estou com meus remédios em mãos”- declarou ele.


A prefeita Belezinha era só satisfação durante o evento e não escondeu a felicidade ao ver o sucesso do programa. “É um prazer acompanhar esse programa que tem alegrado os moradores da zona rural. Quando ouvimos as declarações dos moradores elogiando a ação, nos sentimos ainda mais motivados a continuar com o “Saúde na Comunidade”, uma vez que sabemos que não é fácil promover esses serviços, pois existe toda uma logística, a dificuldade em trazer os profissionais para cá nos fins de semana, que na maioria das vezes acabam trocando a folga para estar acompanhando as ações da saúde. Mas graças a Deus tem sido um sucesso e vai continuar”- disse Belezinha.



Escolhido justamente pela proximidade com outros povoados, o atendimento no Paiol beneficiou diversas comunidades, entre elas Pai Gonçalo, Canto dos Pretos, Mata do Geroca, Barras I, Varjota, Buriti dos Bois, Vila Pandoca, Coroatazinho, Tabuleiro do Batista, Caraíbas, Fazenda Nova, Jardim, Vila Betânia, Bacaba, Vargem do Forno, Brejo do Meio, São Bento, São Gabriel, Campestre, Buritizinho, Chapada Limpa, Morada Nova, Juçaral, Bica e Morros.


O secretário de Saúde, Dr. Charles Bacellar, agradeceu a participação dos profissionais envolvidos na ação e ressaltou a importância desses serviços, que na sua segunda edição mostra resultados ainda mais satisfatórios. “Percebemos que após a primeira edição, depois de ver que realmente funciona, a população começa a ter um envolvimento maior e a dar mais credibilidade às ações. É a saúde de cara nova. Nesta edição trouxemos uma novidade que foi o atendimento psicológico, pois vimos que no Maceno existia uma carência desse atendimento e aqui os moradores puderam conversar com o médico e adquirir a medicação precisa”- finalizou o secretário.


O “Saúde na Comunidade” contou com a participação da prefeita, Belezinha, a vice, Raimunda Maria, do secretário Charles Bacellar, e sua adjunta, Valnice Meneses, do líder Isaías Fortes, da assessora do executivo Isamara Meneses, do secretário de Agricultura, Carlos Borromeu, coordenadores, enfermeiros, médicos e outros.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Kim Pereira
VEJA TAMBÉM AS FOTOS DA 1ª EDIÇÃO CLIQUE AQUI 


Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog