Começou na manhã desta sexta-feira ( 12 ), e vai até domingo ( 14 ), o Mutirão de Cirurgias de Catarata e diagnóstico do Glaucoma, no Centro de Saúde Benú Mendes. O evento é realizado pela prefeitura de Chapadinha em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Durante esses três dias serão realizados os cadastros de atendimentos a pacientes que apresentem sintomas de catarata e também consultas de glaucoma.
De acordo com o coordenador do mutirão, D
r. Heron Simões dos Santos, a equipe responsável pelos atendimentos é composta por mais dois médicos oftalmologistas, Dra. Mariane Simões e Dr. João Batista Castro, e os trabalhos foram divididos em dois turnos, pela manhã serão as consultas de catarata e glaucoma e à tarde serão realizadas as cirurgias. Ainda de acordo com o coordenador, a meta de consultas é de 500 a 600 pacientes, já as cirurgias de catarata em torno de 150 a 200 procedimentos.
"Aqui serão feitos os cadastros, a triagem dos pacientes para serem encaminhados ao atendimento específico. No caso do glaucoma o paciente receberá as orientações necessárias para o tratamento, incluindo a medicação. Quanto aos pacientes com catarata a cirurgia será realizada aqui mesmo no Benú Mendes, onde foi montada uma estrutura exclusiva para o mutirão, com consultórios e sala cirúrgica. Lembramos que a cirurgia de catarata não é tão simples e necessita de cuidados antes e pós- operatório. O paciente deve ter o controle da taxa de glicemia ( se for diabético ) e também o controle da pressão se for hipertenso”, explicou o coordenador.
De acordo com a diretora do Centro de Saúde Benú Mendes, Maria Alice Cardoso Conceição, os profissionais da unidade estão envolvidos nessa ação e só hoje, foram distribuídas 200 senhas para o atendimento.
“ A procura está sendo muito grande por esse serviço. Vamos trabalhar para que todos os pacientes consigam realizar as consultas e os procedimentos necessários para recuperarem a visão durante esses três dias”, disse a diretora.
Dona Josefa Sousa dos Santos veio do bairro do Areal e já fez o cadastro. Ela sente dificuldade de enxergar e já garantiu o atendimento.
“ Eu sinto uma massa cinzenta no olho esquerdo e quando soube do mutirão vim cedo para o Benú Mendes e já garanti a minha ficha de atendimento. Poder conversar com o médico aqui mesmo e fazer o tratamento o quanto antes me dá a garantia de poder enxergar melhor”, disse a aposentada.
O programa de cirurgias eletivas e campanha do glaucoma diagnóstico e tratamento é uma campanha do Governo Federal em parcerias com o Governo Estadual e prefeituras e tem como objetivo facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico que hoje é apontado como uma das principais causas da cegueira no Brasil.
O atendimento está sendo feito no Centro de Saúde Benú Mendes das 08h00 às 18h00. Para realizar o cadastro o paciente precisa apresentar um documento de identidade e o cartão do SUS.
A Catarata
A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). O cristalino normalmente é transparente. Ele atua como a lente de uma câmera, enfocando a luz conforme ela passa para dentro do olho. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. Depois dos 40 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. As proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vê pode parecer turvo.
O Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio.
ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira
0 comments: