Na abertura solene do evento, compuseram a mesa, a prefeita Ducilene Belezinha, o diretor estadual do Pronatec/SENAR, Carlos Antônio Feitosa, o secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, o secretário de Agricultura, Carlos Borromeu, secretário de Trabalho, Zezinho Lima, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Luzia, representante dos Polos, Sr. Francisco, a professora do curso de Agronomia da UFMA, Marizélia Furtado de Farias , o vereador Nonato Baleco e o diretor do CAIC, Paulo Coelho.
Um total de 135 moradores da zona rural (mais suplentes) foram contemplados com o programa que foi dividido em nove polos: São José ( piscicultura); Água Fria (piscicultura); Brejo do Meio (avicultura); Tamburi ( (avicultura); Mangabeira (horticultura); Tabuleiro dos Batistas (horticultura); Cumbre (mandiocultura) e Conceição (mandiocultura). Os estudantes receberão bolsa formação do Pronatec no valor de R$ 500,00.
O diretor estadual do Pronatec/SENAR, Carlos Antônio, falou sobre a importância do homem do campo para o desenvolvimento de um município e subsistência do homem. “Não basta somente plantar e colher, é preciso também conhecer essas técnicas. E esses cursos tem essa finalidade, a promoção social do homem do campo, melhorando assim a qualidade de vida e a sustentabilidade do município. Lembrando ainda que, a contra partida da prefeitura é primordial para a execução do programa. Tentamos implantar em outros municípios e foi em vão porque-infelizmente, não houve o interesse de alguns gestores”- declarou o diretor.
Belezinha destacou a qualidade dos cursos e o papel fundamental de cada aluno matriculado. "Todos devem ter o direito à oportunidade de crescimento na vida e esses cursos são um dos caminhos para isso", declarou a prefeita.
O secretário de Assistência Social, Paiva aproveitou para pedir aos alunos que aproveitem a oportunidade que lhes é oferecida. “Aproveitem esse tempo com o Pronatec/SENAR. Aproveitam para adquirir ainda mais conhecimentos, pois precisamos conhecer mais, para fazer melhor”- finalizou ele.
O Pronatec é uma iniciativa do governo federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho, possibilitando a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das famílias. Todos os cursos são oferecidos gratuitamente, incluindo material didático, transporte e alimentação.
ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira
0 comments: