Na oportunidade Ducilene Belezinha conversou com os engenheiros e mestre de obras responsáveis pelos serviços do hospital. A previsão de entrega da obra é para o próximo ano. Hoje, os trabalhos agora estão na fase de alvenaria. A unidade terá capacidade para 50 leitos e equipado com centro cirúrgico com 4 salas, centro de imagens de tomografia, raio-x, ultrassom, mamografia e endoscopia, serviço de pronto atendimento 24 horas ( SPA ) e mais laboratórios de análises clínicas.
O Centro de Hemodiálise de Chapadinha foi mais uma conquista da prefeita Ducilene Belezinha junto ao Governo do Estado, através da Governadora Roseana Sarney e do secretário de estado de saúde, Dr. Ricardo Murad. A unidade atenderá pacientes de Chapadinha e região do Baixo Parnaíba e Alto Munim, com capacidade de 60 cadeiras.
Só em Chapadinha 12 pacientes fazem tratamento e todos precisam de acompanhantes para as viagens realizadas 3 vezes por semana para as sessões de hemodiálise em São Luís. O tempo de cada sessão dura em média até 4 horas. Se, se levar em conta o tempo médio da viagem de ida e volta da capital, cerca de sete horas, e somado mais o tempo da sessão, isso resulto em um dia inteiro de tratamento fora de casa, o que provoca desgaste ao paciente já fragilizado por causa do medicamento.
Por: ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira
0 comments: