sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Em sessão tumultuada Câmara aprova realização de Concurso Público em Chapadinha

Compartilhar

Por 10 a 3, a Câmara Municipal de Chapadinha aprovou o PL da prefeitura, para a realização de concurso. As 663 vagas serão preenchidas, segundo vereadores da base aliada que aprovaram o projeto.

Apenas o vereador Marcelo Meneses – PSDB não compareceu à sessão. O clima foi de bagunça, do começo ao fim, com manifestações acintosas da galeria, tanto a favor, quanto contra o projeto.
Por William Fernandes
Fotos: Kim Pereira
A sessão desta quinta, 21 de novembro, entrará para a história da política de Chapadinha, como uma das mais tumultuadas e bagunçadas. Com galeria lotada, os vereadores tiveram dificuldades para dar  suas justificativas antes de cada voto. De um lado da galeria, estudantes universitários e professores da rede municipal, favoráveis à ampliação do número de vagas, vaiavam a cada vereador da base aliada que defendia a manutenção das 221+442 vagas.

Do outro lado, em número um pouco menor, mas não  menos barulhenta, uma torcida a favor do projeto do executivo. Foi quase impossível ouvir os discursos dos parlamentares. Houve um momento em que o presidente da Câmara, Nonato Baleco, pediu à PM, que estava presente, para que retirasse da galeria um homem, que foi confundido com outro que teria dito algo para o vereador Braga, que discursava naquele momento. Depois de alguns minutos de paralisação ninguém foi retirado e a sessão continuou, com muita gritaria. Foi uma bagunça total.
Apenas a emenda do vereador Eduardo Braga-PT, que previa a retirada da terceirização de alguns serviços, foi aprovada por unanimidade. A emenda, também de Braga, que  previa o número de 613 vagas diretas, foi derrotada por 10 a 3. Segundo os vereadores que não concordaram com a proposta do petista, a emenda é inconstitucional, pois somente o executivo pode propor a criação de vagas. No fim, venceu a proposta do Executivo, por 10 a 3.

Ruas próximas à Câmara foram interditadas. Nos arredores da Câmara e da Praça Coronel Luis Vieira não havia mais vagas para estacionamento. PMs e Guardas Municipais foram acionados para garantir a segurança. Um telão foi instalado do lado de fora do Legislativo, para transmissão da sessão, que também foi transmitida simultaneamente por três emissoras de rádio e via internet.

Votaram a favor do projeto do Executivo, os vereadores Toinho Marinheiro (PR), Antonio Odilon (PRB), Murici (PRB), Manim (PT), Irmão Carlos (PRTB), Lívia Saraiva (PRB), Samuel Nistron (PMDB), Raimunda Vasconcelos (PRB), Francisca Aguiar (PV) e Márcia Gomes (PR); Apenas os vereadores de Oposição, Eduardo Braga (PT), Eduardo Sá (PRTB) e Misse Clay Araújo (PR), votaram contra. O presidente da Câmara só votaria em caso de empate.
O vereador Irmão Carlos – PRB, líder do governo na Câmara, chegou a taxar de ‘irresponsável’ a atitude do colega Eduardo Braga, por ter lançado a proposta de emenda aditiva, postulando o aumento do numero de vagas. “É lamentável a atitude do vereador Eduardo Braga, quando colocou esta emenda, sabendo ele que era inconstitucional. Jogou na mídia, para que pudesse colocar a população de Chapadinha contra os vereadores. Foi um ato irresponsável. Ele agiu de maneira irresponsável com a Câmara e com todos os seus colegas vereadores. Eu pediria que ele deixasse para criar essas vagas quando ele for o prefeito de Chapadinha”, disse Irmão Carlos.

Braga interferiu perguntando: “Vossa Excelência votaria em mim [para prefeito]?”.  Ao que o líder do governo respondeu: “sim”.

Em outro momento tenso das discussões, o decano da Câmara, Samuel Nistron, chegou a aumentar o tom com o vice-presidente da Casa, Eduardo Braga, dizendo que ele estaria insuflando as pessoas contra os colegas vereadores e que ele deveria respeitar o direito e a liberdade de cada vereador de se expressar. 

A prefeitura irá baixar Edital determinando o período de inscrições e da realização das provas, além de especificar cada vaga e respectivos salários. 
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog