sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Comissão da Saúde da Assembléia Legislativa reconhece dificuldades e elogia esforço de Belezinha em melhorar a saúde de Chapadinha

Compartilhar

As deputadas Valéria Macêdo,  Cleide Coutinho e Vianey Bringel, estiveram em Chapadinha na quarta (6) e saíram com boa impressão da prefeita Belezinha: "A prefeita tem boa vontade em trabalhar, por isso eu acredito que tomará as medidas necessárias para tentar resolver essa questão”, disse a presidente da Comissão da Saúde da AL, Valéria Macêdo.
O esforço da oposição em manchar a imagem da prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha (PRB) perante a opinião pública estadual, expondo a situação difícil pela qual passa a saúde do município, saiu totalmente ao contrário do que esperavam.
Blog do William Fernandes e CN 1
Após a visita da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, que veio a pedido do vereador oposicionista Eduardo Sá (PRTB), a imagem da prefeita saiu mais fortalecida, com o reconhecimento de seu esforço, demonstrado em números e ações, para garantir, mesmo diante da falta de recursos, uma saúde com o mínimo de qualidade necessária, para atender bem à comunidade de Chapadinha e de mais 17 municípios que trazem seus pacientes para serem atendidos na cidade.   
A presidente Valéria Macêdo (PDT), a vice-presidente, Cleide Coutinho (PSB), e a deputada Vianey Bringel (PMDB), acompanhadas de assessores técnicos legislativos, estiveram nesta quarta-feira (6) em Chapadinha, onde verificaram in loco a situação da Saúde local.
Hoje, o município de Chapadinha conta com um hospital de urgência e emergência e 22 unidades básicas de saúde, sendo que 14 possuem equipes do Programa de saúde da Família PSF. Diariamente, seis médicos fazem o atendimento à população no HAPA. O município também ganhou 9 médicos do Programa Mais Médicos.
Depois da apresentação de um vídeo com o relatório de prestação de contas da saúde de Chapadinha, do primeiro quadrimestre de 2013, feita pelo secretário de Saúde, Charles Bacelar, e a visita ao HAPA e ao Centro de Saúde Benu Nunes, Valéria Macêdo, Cleide Coutinho e Vianey Bringel reconheceram o esforço que está sendo feito pela administração de Belezinha, no sentido de oferecer melhor atendimento à população, mas, também, foram unânimes em afirmar que a demanda de pacientes é grande para o porte daquela casa de saúde.
DIFICULDADES Valéria Macêdo disse que há muitas dificuldades e que precisa haver melhoramentos tanto em estrutura física como de profissionais. Ela ressaltou o trabalho que vem sendo feito pela prefeita Belezinha, bem como os desafios que ela tem que enfrentar, principalmente em relação aos recursos, que são poucos.
“Há um grande esforço e muita demanda; tem que haver a contrapartida dos governos estadual e federal para que possa haver melhorias na saúde. A prefeita tem boa vontade em trabalhar, por isso eu acredito que tomará as medidas necessárias para tentar resolver essa questão”, disse a parlamentar, frisando que a comissão vai elaborar um relatório e encaminhar ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, para que possa ser firmada uma parceria visando o melhor atendimento à saúde do povo de Chapadinha.
A deputada Cleide Coutinho também reconheceu o esforço da prefeita Belezinha, Cleide entrou em todos os quartos do HAPA e ficou impressionada com a grande quantidade de pacientes nos leitos, vindos, principalmente, de cidades vizinhas.
Vianey Bringel também destacou a grande demanda em todo o Maranhão e o esforço que sendo feito por Belezinha para melhorar a saúde de Chapadinha. “Nós temos que levar em consideração o esforço da prefeita que está apenas há oito meses à frente da Prefeitura e vem lutando para melhorar uma situação que já perdura há mais de 30 anos”, comentou.
A prefeita Belezinha agradeceu a visita das deputadas e também disse que a Comissão da Saúde veio em boa hora para Chapadinha, pois só assim ela pode esclarecer, de fato, como encontrou a saúde do município e o que está sendo feito para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Isso só vem a nos ajudar a esclarecer o que o gestor anterior deixou de fazer. A comissão viu o quanto nós estamos nos esforçando para fazer funcionar; espero que agora as deputadas levem as nossas reivindicações ao governo do Estado, para que possa ser melhorada a saúde no nosso município”, disse Belezinha./
 
RELATÓRIO Durante a apresentação do relatório de prestação de contas da saúde do primeiro quadrimestre, que teve as presenças do secretário municipal de saúde, Charles Bacelar, assessores e dos vereadores Irmão Carlos (PRB), MárciaGomes (PR), Francisca Aguiar (PV), Raimundinha Lima (PRTB), Murici (PRB), Marcelo Menezes (PRB), Manim Lopes (PT), e dos conselheiros municipais de saúde, Licinha e Luis da Costa, foi mostrada como a administração anterior deixou a saúde e o que a atual vem fazendo para melhorar o quadro.
RESUMO DA ÓPERA Para quem esperava queimar o filme da prefeita Belezinha, teve que se contentar em assistir a gestora receber elogios da Comissão da Saúde. No final de tudo, as deputadas se colocaram à disposição para ajudá-la a mudar o quadro da saúde de Chapadinha, que foi deixado em frangalhos pelas gestões anteriores e que vem se arrastando por mais de 30 anos de sofrimento para a população.
Com informações da Ascom da Assembléia Legislativa

Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog