Na última quinta-feira (13) os profissionais da atenção básica, odontólogos e médicos dos postos do município, participaram do treinamento do E-SUS promovido pela Prefeitura de Chapadinha, através de Secretaria de Saúde. O objetivo da capacitação é informatizar o atendimento nos postos de saúde, através de um cadastro individual dos pacientes do Sistema único de Saúde (SUS).
O novo formulário foi apresentado aos profissionais da saúde, que terão 60 dias para se adequar ao sistema. Para a Secretário de Saúde, Allan Monteles, o E-SUS vem para melhorar principalmente o atendimento aos pacientes. “Vai otimizar o atendimento nas unidades básicas de saúde. Vamos ter o cadastro de cada cidadão saber onde foi atendido, em qual posto, que medicamento foi receitado. É um raio x do paciente” – declarou ele.
O Sistema E-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da atenção primaria em nível nacional. Com mais detalhes no preenchimento visando o máximo de informações possíveis do paciente, o governo federal busca traçar um mapa mais preciso dos atendimentos realizados em cada município.
Cronograma de desenvolvimento do E-SUS
Com o uso do sistema E-SUS, a carga de trabalho empenhada na coleta, inserção, gestão e uso da informação será diminuída consideravelmente. O novo sistema permitirá que a coleta de dados esteja dentro das atividades já desenvolvidas pelos profissionais da AB, e não uma atividade em separado.
Ainda mais importante é o fato de que a informação agora estará disponível de forma fácil e acessível para os profissionais da assistência, permitindo ampliar a cultura do uso da informação para o cuidado da saúde da população.
ASCOM/PMC
Fotos - Kim Pereira
0 comments: