Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e a Prefeitura de Chapadinha através da Secretária de Saúde, junto a equipe de controle de tuberculose, informa à população quanto aos sintomas e diagnóstico da doença.
Dr. Sebastião Pinheiro, médico do programa de tuberculose em Chapadinha, defini como uma doença grave, e que já devia ter sido extinta do mundo inteiro. Mas, mesmo com o tratamento, a doença continua campeã. “Anualmente no Brasil ocorre 6 mil óbitos por conta da doença, ano passado em Chapadinha foi comprovado um caso de óbito que é considerado grave para uma cidade com uma população de mais de 70 mil habitantes. A tuberculose precisa ser controlada e combatida é preciso cortar a cadeia de transmissão para que isso aconteça” disse Dr. Sebastião Pinheiro, acrescentando ainda que “o tratamento é quimioterápico, com medicamentos. O importante de tudo isso é cortar a cadeia de transmissão. E como isso pode acontecer? Tem que ser descobertos todos os tuberculosos para serem tratados e na hora que tratarmos o doente estaremos cortando a cadeia de transmissão, porque a tuberculose é transmitida de paciente a paciente”.
Somente ano passado foram tratadas vinte pessoas com casos da doença em Chapadinha, dessas dezoito foram curadas. Para saber se realmente possui a doença basta procurar uma Unidade básica de Saúde mais próxima de sua residência, ou ir até o Centro de Saúde Benú Mendes no bairro areal.
O indicado é que a pessoa com suspeita da doença deve evitar a auto medicação. Pois, o que facilita o tratamento é o diagnóstico precoce orientado por um profissional da saúde. A doença pode ser identificada através de exames laboratoriais de raio X, e teste do escarro.
O Ministério da Saúde aproveitou a data desta segunda-feira (24) para anunciar que as redes públicas vão disponibilizar gratuitamente o teste rápido para diagnóstico da doença. O Gene Xpert, como é chamado o teste, tem capacidade de detectar a presença do bacilo de Kock, causador da doença, em apenas duas horas e também identifica se a pessoa apresenta resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.
“O dia 24 de Março foi um dia escolhido pela Organização Mundial de saúde (OMS), devido ao grande número dessa doença que ainda vem acometendo toda a população. Infelizmente é uma doença que o ministério ainda não conseguiu conter devido aos problemas que existem, como as deficiências, a questão de higiene também contribui muito para que essa doença comece a se propagar cada vez mais, então a OMS preocupada com o aumento dos casos, colocou uma data mundial de luta contra a tuberculose, então hoje Chapadinha” disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Geovane Lima.
A data evidencia o quanto é importante manter a população quanto a doença, pois o tratamento não depende apenas da equipe médica, mas é preciso que a população contribua, levando um indivíduo suspeito, ao médico.
A Tuberculose
É uma doença infectocontagiosa que é transmitida través de um micróbio chamado “bacilo de Koch”, sendo transmitida através do ar. “Então, todos nós estamos suscetíveis a essa bactéria. Temos que tomar cuidado sobre os Sintomáticos Respiratórios de Tuberculose. O que é isso? Os sintomáticos respiratórios de Tuberculose, são os pacientes que estão infectados com a bactéria e ainda não fizeram o diagnóstico, então essas pessoas podem vim a adoecer, e só após sentirem os sintomas que identificam o avanço da doença, é que procuram a unidade de saúde, então, devemos trabalhar em equipe para tentar diagnosticar ou precisar quem são os pacientes que estão com a tuberculose e que precisam de tratamento” – advertiu o enfermeiro do Programa de Tuberculose, Fábio Aguiar.
ASCOM/PMC
Fotos - Kim Pereira
0 comments: