Primeira Cirurgia Ortopédica de Média Complexidade foi realizada em Chapadinha
Cirurgias ortopédicas de média complexidade começaram a ser realizadas no governo Ducilene Belezinha três após assumir a prefeitura. O primeiro paciente a passar por esse procedimento foi o funcionário público Luciano de Sousa Melo de 28 anos. Ele sofreu um acidente de moto em Chapadinha no dia primeiro desse mês e quebrou a perna esquerda. A única forma de tratamento no caso dele seria uma cirurgia para colocação de uma placa metálica. Em outros tempos ele teria que ser transferido para São Luís em busca desse atendimento. Mas a transferência não foi necessária, pois no governo Ducilene Belezinha, a cirurgia foi feita no Hospital Antônio Pontes de Aguiar ( HAPA ) em Chapadinha nesta última sexta-feira ( 4 ). Essa foi a primeira cirurgia desse porte a ser realizada depois de oito anos.
Luciano contou que “ logo após o acidente a transferência deveria ter sido feita, mas o secretário de saúde veio até o hospital acompanhado de médicos e disse que eu seria operado aqui mesmo em Chapadinha. Fiquei mais tranquilo por estar perto de minha família”.
Luciano deu entrada no centro cirúrgico às 18:30h desta sexta-feira ( dia 04 ) e pouco mais de uma hora saiu da sala direto para o leito. Segundo o médico responsável pela cirurgia, Marcos Couto, como Luciano fraturou a tíbia, foi necessária a fixação de uma placa metálica com oito parafusos. Ainda segundo o médico, a recuperação e cicatrização são mais rápidas.
Para o secretário de saúde de Chapadinha, Charles Faria Bacelar, a humanização no atendimento no Hapa é a prioridade no governo Ducilene Belezinha, pois manter pacientes de média complexidade próximos aos familiares ajuda na recuperação e torna o procedimento menos dolorido.
Assessoria de Comunicação
0 comments: