A primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde do ano, tratou de assuntos da composição do CMS, com substituições das entidades públicas, que compõem o conselho, definiu o calendário de reuniões, toda primeira segunda-feira de cada mês, e discutiu, também, questões referentes à ampliação do HAPA.
O secretário de saúde, Charles Barcellar e a adjunta Valnice Meneses, responderam aos questionamentos dos membros do conselho e deliberaram quanto ao acesso dos mesmos, nas dependências do Hospital Antônio Pontes de Aguiar ( HAPA).
Na oportunidade, foi apresentado o plano de atuação da secretaria de saúde durante as cinco noites de carnaval. “ A grande preocupação é quanto a prevenção, para isso já fomos atrás do material educativo para ser distribuído no circuito da folia” afirmou o secretário.
O objetivo é montar uma tenda com área de enfermagem, medicação, internação e uma ambulância. Além da distribuição de camisinhas e realização de teste rápido de consumo de álcool e drogas.
Sobre o Conselho Municipal de Saúde
O CMS de Chapadinha é um órgão de instância colegiada, deliberativa e de natureza permanente criado pela Lei número 767/91 de 14 de outubro de 1991, alterado pela Lei número 903/2001 de 06 de abril de 2001 e atualizada pela Lei número 994/2005 de abril de 2005. Em conformidade com as disposições estabelecidas na Lei 8080 de 19 de setembro de 1990 e Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990 e a resolução 333 de 04 de novembro de 2003.
Finalidade
O conselho tem por finalidade atuar na formulação e controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público, privado e filantrópico.
Objetivos:
- Planejar e fiscalizar as ações da saúde para que toda a comunidade seja assistida;
- Deliberar, analisar, controlar, no nível municipal, o funcionamento do SUS;
- Fiscalizar a movimentação de recursos financeiros do SUS no âmbito do município de Chapadinha, Estado do Maranhão.
Composto pelas entidades:
Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Administração, Representante do Governo, Representante dos Hospitais, Entidade Filantrópica, profissionais de nível superior, profissionais de nível médio, entidades religiosas, conselhos comunitários, sindicato dos trabalhadores, associações comunitárias, representante de portadores de patologia especial e representante de entidade Patronal.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
0 comments: