quinta-feira, 3 de abril de 2014

Prefeitura de Chapadinha se mobiliza rumo à conquista do Selo Unicef

Compartilhar
A prefeitura de Chapadinha em parceria com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente realizam mobilizações em busca do selo Unicef. O primeiro passo rumo à conquista do Selo já foi dado quando a prefeita Ducilene Belezinha fez a adesão ao projeto. Logo após os conselheiros do CMDCA passaram por uma capacitação e agora, no 1º encontro de alinhamento, realizado no auditório da prefeitura de Chapadinha nos dias 02 e 03 de abril, representantes de outros municípios se juntaram à causa: São José de Ribamar, Santa Inês, Urbano Santos e Matinha. O principal desafio é obter o apoio do pode público, apoio este que Chapadinha obteve junto a atual gestora.
“ Todos de uma forma geral devem se empenhar, pois esse projeto não é um prêmio para a prefeita Belezinha, mas se trata de uma conquista para o município. O bem vem para toda a população e em especial para as nossas crianças e adolescentes”, disse a prefeita Ducilene Belezinha.
Articular e trocar experiências, este é o segundo passo, que já está sendo realizado. Para a presidente do CMDCA da cidade de Matinha, Perla Moraes, o momento é muito importante e enriquecedor, pois muitas dúvidas são tiradas e assim todos conseguem traçar metas a serem alcançadas mais facilmente.
“ Conquistar o selo é de grande valia para o município, pois com este reconhecimento a cidade se torna apta a receber inúmeros recursos tanto do governo Estadual, quanto Federal e isso fortalece as ações de enfrentamento á violência contra nossas crianças”, disse a presidente do CMDCA de Matinha, Perla Moraes Costa.
Com o apoio que a prefeita Ducilene Belezinha vem dando ao desenvolvimento das ações, os trabalhos na cidade avançam. O principal objetivo, de acordo com o presidente do CAMDCA de Chapadinha, Men de Sá Meneses, é ganhar a luta contra a criminalidade e tirar crianças e adolescentes do mundo das drogas.
“ Precisamos ganhar a luta contra os traficantes. Eles estão tirando nossas crianças das portas das escolas, de dentro das casas e levando para o mundo do crime. Temos que nos unir conselheiros, gestores e sociedade civil”, disse o presidente.
Os trabalhos de articulação devem avançar para a formação de um comitê inter-setorial envolvendo membros do conselho e das secretarias afins: educação, saúde e assistência social.
“ Com o apoio que já temos de nossa prefeita, agora vamos trabalhar para envolvermos mais as secretarias que tem atividades mais ligadas ao conselho e assim traçarmos metas e projetos para conquistarmos o Selo Unicef”, concluiu a articuladora do grupo, Dadá.
O Selo Unicef é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.
ASCOM/PMC
Fotos : Kim Pereira
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog