terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PREFEITURA DE CHAPADINHA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA, VAI FISCALIZAR OBRAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E BARRAGEM DA ITAMACAOCA

Compartilhar
A prefeitura de Chapadinha atenta ao problema de abastecimento de água na cidade oficializou junto à CAEMA um pedido de autorização para que uma equipe técnica do município tivesse acesso ao canteiro de obras da nova estação de tratamento de água. A solicitação que tem como objetivo buscar informações quanto ao andamento dos serviços de ampliação do novo sistema de abastecimento de água da cidade e também manter a população informada de todas as etapas do empreendimento, que está orçado em R$ 23 milhões e 400 mil reais.
A primeira visita foi para conhecer a estrutura do local e conferir que os trabalhos estão sendo executados. A nova estação, que terá capacidade de 504 metros cúbicos, uma média de 500 mil litros de água por hora, vai superar a atual, que fica no centro da cidade e opera com uma capacidade de 250 metros cúbicos, equivalente a 190 mil litros de água/hora.

“ O trabalho está bem desenvolvido sabemos que o município precisa desta obra. Ela vai servir muito à população de Chapadinha. Vamos acompanhar o passo a passo até a conclusão para termos certeza da garantia do bom trabalho”, disse o técnico químico, José Souza Costa.

De um lado, os trabalhos, se concentram na fundação dos prédios, que alojarão a casa de química e o laboratório. Do outro lado, os serviços são para elevar a altura da crista da barragem para 4 metros e 2 metros no ponto do sangrador. Finalizando com a rede de distribuição que terá uma ampliação de 110 quilômetros. O vai e vem de máquinas comprova que os trabalhos, após o recesso de fim de ano, foram retomados a todo vapor.

“ Estamos vendo que a obra é de grande importância para o município. O reservatório está muito baixo, com pouco mais de 20% da capacidade. Situação preocupante e temos que fiscalizar os trabalhos aqui na barragem para que a população seja atendida o quanto antes”, disse o vereador Murici.

A partir de agora o departamento de engenharia vai iniciar a análise dos projetos, para fazer a fiscalização propriamente dita.
Conforme o documento enviado pela CAEMA para a prefeitura, o engenheiro Hilberto Gonçalves Dantas e o técnico químico, José Souza Costa, terão livre acesso ao canteiro de obras, bem como, a disponibilização do projeto de execução. Por meio da equipe técnica a prefeitura vai fiscalizar e alertar a CAEMA sobre qualquer divergência no andamento do projeto.
A Itamacaoca, atualmente, atende cerca de 11% da população de Chapadinha. O restante é abastecido por poços espalhados na cidade. Mas com a estiagem, dos últimos dois anos, o reservatório da barragem caiu para 20% de sua capacidade operacional, deixando vários bairros sem água. Um problema que precisa de solução rápida.

“ Sabemos do compromisso que o Governo do Estado tem com Chapadinha. Viemos conferir o andamento dos trabalhos no local e teremos uma equipe fazendo esse serviço periodicamente. Nosso objetivo é acabar com o problema de abastecimento de água em nossa cidade, por isso, além da obra da Itamacaoca, estamos providenciando a perfuração de poços de grandes profundidades em pontos estratégicos da cidade”, disse o secretário de infraestrutura, Aluízio santos.
ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog