terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

As redes sociais e a política local

Compartilhar

Blog do Kim Pereira - terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Fonte: Alberto Carlos 

Fórum de Discussão da Situação Atual de Chapadinha foi criado em Dezembro de 2010, quando me despedia de Chapadinha para iniciar o mestrado em Zootecnia, no Estado de Mato Grosso do Sul. Meu desejo era de apontarmos e debatermos questões que deviam ser faladas, mas não eram. Sem falsidade, aplaudo os comentários construtivos para uma Chapadinha melhor - isso que sempre buscamos.

Hoje o Fórum conta com 3571 membros, três anos após sua criação. Isso é importante porque a cidade de Chapadinha está vivendo um momento político diferenciado. Antes, aqueles que calavam nas redes sociais, hoje criticam. Tornaram-se oposição ao governo municipal. Mas a forma como se está agindo na internet merece reflexão. A linguagem adotada por alguns militantes é a da agressão, da calúnia, do vale tudo, do palavrão, do desrespeito, das inverdades pregadas como se fossem verdades. Não há convergências ou debates éticos. O que vale é o insulto, que virou ponto positivo. Quem consegue insultar mais o outro pensa erroneamente que vence a partida. Mas não.

Há gente compartilhando fotos (memes) com teor político e pessoal duvidoso - pra não dizer calunioso – sem ao menos conhecer os fatos. “Compartilhei porque achei engraçado”, disse-me um amigo. “Não sou pago. Faço militância por ideologia”, dizem outros. Mas que ideologia é essa que tem por pano de fundo o insulto, a calúnia, a difamação? Muitos desses militantes “obedecem” a voz de comando de outras pessoas (sim, tem gente por detrás!) – alguns com a máscara do anonimato -, agindo como se fossem marionetes. 

No início da criação do Fórum muitos colegas perguntavam: Por que criou o Fórum? Por que Chapadinha? Como resposta imediata, reafirmava que pretendia um dia retornar, que desejava mudanças para melhor e que infelizmente isso não iria acontecer em curto prazo. Até brinquei falando que demoraria anos para mudarmos os pensamentos de muitas pessoas. Sei que décadas de pensamento único são difíceis de mudar, por isso insisti em manter o Fórum. Para Diego Campos, um dos moderadores do Fórum, esse espaço tem atendido seu propósito inicial: discutir, apresentar, mostrar os vários ângulos dos fatos ocorridos na cidade.


Não prego a censura, JAMAIS!. Mas há de se (re)pensar o uso das redes sociais como forma de comunicação. E, claro, fica o alerta de não ir aceitando esses memes carregados de ideologias distorcidas dos fatos.
Do blog do William Fernandes
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog