sábado, 5 de outubro de 2013

ALUNA DA UNIDADE INTEGRADA AGUSTINHO RIBEIRO FOI ELEITA DELEGADA PARA REPRESENTAR O MUNICÍPIO DE CHAPADINHA EM CONFERÊNCIA ESTADUAL ESCOLAR DO MEIO AMBIENTE

Compartilhar
A etapa regional da conferência escolar infanto/juvenil do meio ambiente foi realizada nesta sexta-feira ( 04 ), no Centro de Ensino Raimundo Araújo e contou com a presença do secretário municipal de educação, Francejane Magalhães Nunes, da adjunta Maria Coelho, que foi representando a prefeita Ducilene Belezinha, do secretário municipal de meio ambiente, Alex Cardoso, do secretário do trabalho, Zezinho Lima, de diretores das regionais de ensino, professores e alunos das URE de Chapadinha e Itapecuru.
“Esse trabalho é muito importante, pois está despertando em nossos alunos a vontade de fazer a diferença e mudar a realidade de nosso meio ambiente. Sabemos que só se muda a história de um povo através da educação, acreditamos que eventos como este enriquecem o conhecimento dos alunos que passam a ser multiplicadores de boas ações para cuidarmos melhor de nosso planeta”, disse a secretária adjunta de educação, Maria Coelho.
Com o tema “ Vamos cuidar de nosso município, como escola sustentável. Vamos cuidar do Maranhão, como escola sustentável. Vamos cuidar do Brasil, como escola sustentável”. Os alunos apresentaram trabalhos voltados para as temáticas: água, terra, ar e fogo.

O objetivo da conferência foi apresentar propostas a partir de projetos elaborados e medidas participativas para mudar a realidade da sociedade por meio de ações efetivas que possam melhorar a qualidade de vida de todos, pois o problema do meio ambiente é local e global.

Durante todo o dia foram apresentados trabalhos das cidades que compõem as regionais, sendo no total de 10 cidades da regional de Chapadinha ( Araioses, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres, Santana do Maranhão, São Bernardo e Tutóia ) e 8 da regional de Itapecuru ( Anajatuba, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Vargem Grande, Itapecuru, Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto ).
As propostas foram apresentadas através de maquetes elaboradas para ilustrar os problemas e consequências para a sociedade do uso desenfreado dos recursos naturais. O evento também contou com apresentações culturais, palestras e debates sobre a temática do Meio Ambiente.
Duas escolas municipais de Chapadinha participaram do evento ( Agustinho Ribeiro e Almada Lima ) e a aluna Sheylla Pábula de Araújo de 14 anos, do 9º, da Unidade Integrada Agustinho Ribeiro, foi eleita delegada. A aluna agora tem a missão de levar as propostas para a Conferência Estadual que será realizada entre os dias 23, 24 e 25 desse mês, em São Luís.
“ Preparamos nosso trabalho baseado no elemento “Ar” e discutimos desde o mês de agosto quais os problemas que mais afetam nossa sociedade e baseados nisso, sob orientação do professor Erik Costa Macedo e apoio da diretora Eliane Rodrigues Melo, apresentamos soluções simples que podem mudar a qualidade de nosso ar. Podemos destacar a não queimar lixo nos quintais, fazer a coleta seletiva do lixo domiciliar e plantar árvores”, disse a aluna.
Além de Sheylla, mais 9 alunos foram eleitos delegados: representando Brejo ( escola urbana ), representando Magalhães de Almeida ( escola rural ), representando Chapadinha ( escola urbana ), representando Nina Rodrigues ( escola de assentamento ), representando Araioses ( escola municipal ), representando Buriti ( escola quilombola ), representando Itapecuru ( escola particular ) e representando Miranda do Norte ( escola urbana ).
No total até agora foram realizadas 1.161 conferências dentro das escolas sendo realizadas em 9 polos.

ASCOM/PMC
Fotos:Kim Pereira
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog