Nesta quarta-feira (4), agricultores dos projetos de irrigação Pedra Branca, Fulgêncio e Brígida realizam protesto no Km 82 da BR 116, próximo ao Trevo do Ibó, em Belém do São Francisco, Sertão Pernambucano.
Os trabalhadores alegam que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) não cumpriu um acordo firmado e que as comunidades estão sem fornecimento de água e energia há três dias. Eles cobram que a situação seja regularizada.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha o protesto. Apenas ambulâncias e viaturas estão autorizadas a seguir viagem
Em nota a Codevasf informou que "a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é a proprietária dos projetos públicos de irrigação do Sistema Itaparica, do qual fazem parte os projetos que estão sem água e energia. A Codevasf disse que entregou à Chesf a responsabilidade pelas despesas de operação, manutenção e energia elétrica dos projetos por conta do não cumprimento, por parte da Chesf, de um termo de conciliação firmado com a Codevasf".
Também por nota, a Eletrobras informou "que é da Codevasf a responsabilidade pela operação e manutenção dos bens que compõem a estrutura de uso comum dos perímetros irrigados de Itaparica, localizados nos estados de Pernambuco e da Bahia, bem como o pagamento da energia elétrica associada", diz.
A nota segue afirmando que "a Eletrobras Chesf não detém essa responsabilidade e sequer é titular dos contratos junto às distribuidoras de energia. Da mesma forma, nunca executou as atividades de operação e manutenção dos projetos. Diante do exposto, as questões relacionadas ao tema devem ser direcionadas à Codevasf".
G1
FONTE: terrabrasilnoticias.com
0 comments: