Com solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), empossou os gestores/as escolares que estarão responsáveis pela gestão das escolas públicas municipais no biênio de 2023-2025.
Estiveram presentes a prefeita Belezinha, a Secretária Municipal de Educação, professora Nara da Silva Macêdo, o vereador Itamar Macêdo e a Equipe Técnica e Pedagógica da SEMED.
No ano de 2022, a Secretaria Municipal de Educação iniciou o estudo para implantação da Gestão Democrática nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Chapadinha. A iniciativa ensejou na necessidade de processo seletivo para o cargo de Diretor Escolar das Unidades Ensino com critérios técnicos de mérito e desempenho apresentadas por meio do Edital nº 002/2023, amplamente divulgado no Diário Oficial do Município.
O processo seletivo, atende ao disposto na Lei Municipal nº 1.099/2009 (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal de Chapadinha), na Lei Municipal nº 652/2015 (Plano Municipal de Educação), na Lei nº 14.113/2020 (Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB) e outros dispositivos legais, promovendo dessa forma, o ingresso ao cargo de Diretor Escolar por meio de critérios técnicos de mérito e desempenho conforme legislação e habilitando o município para recebimento da complementação do VAAR – Valor Aluno Ano por Resultado.
A Secretária Municipal de Educação, professora Nara Macêdo, destacou que “É importante para todos nós, a iniciativa da prefeita Belezinha, ao promover Gestão Escolar de maneira democrática e com critério técnicos de mérito e desempenho. E assim, estamos trabalhando para tornar a cada dia, as escolas da Rede Pública Municipal em um ambiente acolhedor que possibilite a participação de todos os envolvidos no processo de aprendizagem (familiares, estudantes, profissionais da educação e comunidade em geral). Destacamos que o processo seletivo foi mais uma ação que demonstra o compromisso e a responsabilidade da nossa gestão”.
0 comments: