sexta-feira, 5 de abril de 2013

Viva Mulher encerra atividades em Chapadinha

Compartilhar

Foram cinco dias de muita atividade na Praça do Povo onde ficou instalada a carreta do Viva Mulher. A comunidade marcou presença e pode conferir os mais variados serviços que foram oferecidos de graça.
De acordo com a secretária da mulher, Nildinha Telles, no total foram 978 atendimentos realizados, o que superou a todas as expectativas da organização.




Esse sucesso se deu por causa do apoio que tivemos de todas as secretarias envolvidas nessa missão de levar serviços de saúde e orientação às mulheres de nossa cidade”, disse a secretária.
As mulheres tiveram a oportunidade de realizar exames preventivos, testes rápidos de HIV, vacinação, aferição de pressão, atendimentos jurídicos, social e psicológico, emissão de cartão do SUS, informações sobre direitos previdenciários, palestras sobre a Lei Maria da Penha, planejamento familiar, Lei do acompanhante, exibição de filmes e até atividade física.
Na cerimônia de encerramento a prefeita Ducilene Belezinha parabenizou e agradeceu o empenho de todos que trabalharam para que os serviços fossem oferecidos ao maior número de pessoas possível. Belezinha também destacou que em pouco tempo de governo os frutos já estão sendo colhidos, pois em saber que quase mil atendimentos foram realizados é prova de que a população queria mais atenção e que foi buscar por isso.


Estamos trabalhando para tornar a Secretaria da Mulher em ordinária, para podermos realizar mais ações e conseguirmos o apoio dos governo estadual e federal. Essa semana foi de muito proveito e esperamos que seja a primeira de muitas que ainda virão”, concluiu a prefeita.
Estiveram presentes também os secretários de educação, Francejane Magalhães, assistência social Francisco Paiva, igualdade racial, Chiquinha Pessoa e da saúde, Charles Bacellar  que parabenizaram a organização do evento e destacaram que a prevenção é a melhor maneira de evitar doenças e ainda mais quando se trata de saúde da mulher.
O Viva Mulher é um programa do Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Mulher, que tem a metodologia baseada em quatro etapas estratégicas, que se constituem em um modelo de atenção continuada à mulher: Acolher, Formar, Incluir e Advocacy, todas com objetivos bem claros, específicos e complementares.
Dos 217 municípios do Estado, Chapadinha já ter conseguido trazer o programa para a cidade foi uma grande conquista que só foi possível com o empenho da prefeitura de Chapadinha, através da secretaria da mulher e também pela compreensão do Governo do Estado em atender ao pedido do município.



“ Agradecemos a receptividade em Chapadinha. Sem a ação de todos que se envolveram nesse trabalho, o evento não teria sido o sucesso que foi”, disse a psicóloga do programa, Rosanea.

Balanço em números dos atendimentos realizados pelo Viva Mulher:


Aferição de pressão: 93
Imunização: 73
Teste de glicemia: 100
Consultas Ginecológicas: 27
Atendimentos jurídicos: 4
Atendimentos psicológicos: 5
Atendimentos social: 4
Educação previdenciária (palestras ): 23
Palestra Lei Maria da Penha : 75
Palestra Planejamento Familiar: 79
Palestra sobre DST: 34
Palestra sobre Lei do acompanhante: 35
Palestras e vídeo sobre tráfico de pessoas: 50
Cartão do SUS: 92
Teste Rápido HIV: 30
Exames preventivos: 129
Consultas / Clínico Geral : 25
Informações diversas: 100


O evento foi uma realização da prefeitura municipal de Chapadinha, através da secretaria da mulher e teve como parceiros: 
Secretaria de Estado da Mulher
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Assistência Social
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Cultura
Secretaria Municipal de Igualdade Racial
Secretaria Municipal de Agricultura
Delegacia de Polícia Civil ( delegada da mulher )

BEMFAM 


Por: Assessoria de Comunicação 
Foto: Kim Pereira 



























Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog