A prefeita Ducilene Belezinha concedeu entrevista à Rádio Cultura FM na tarde da última sexta-feira ( 19 ). O tema principal da entrevista, que contou com a participação do secretário de assistência Social, Francisco Paiva, a adjunta, Marcia Portela, o gestor do programa Bolsa Família, Pedro Cunha e a assistente social do Bolsa Família, Jarlene Nogueira, foi tratar da importância do recadastro dos beneficiários do Programa Bolsa Família.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, as famílias devem procurar a secretaria para chegar a situação junto ao cadastro. Os dias de atendimento são às segundas e terças-feiras, já as visitas domiciliares devem ser realizadas às quartas e quintas-feiras. A secretária adjunta, Márcia Portela, destacou a importância da atualização da frequência escolar e para isso os professores e diretores das escolas devem ficar atentos e informar qualquer alteração.
A assistente social, Jarlene Nogueira, destacou que as pessoas ao receberem o benefício devem ficar atentas ao canhoto de recebimento e se certificar se não há nenhuma solicitação.
O gestor do Programa Bolsa Família, Pedro Cunha, ressaltou que os beneficiários do programa devem ser visitados por profissionais da secretaria de assistência social e que em breve uma lista será divulgada.
Na oportunidade a prefeita Ducilene Belezinha fez um balanço dos 100 dias de governo.
Ducilene Belezinha falou da atualização do cadastro que deve ser feito para evitar a suspensão do benefício. Para isso as famílias devem ficar atentas à frequência escolar e também à caderneta de vacinação.
“Estamos buscando e identificando as pessoas que tem pendências no cadastro para evitarmos o cancelamento do benefício. Para isso mobilizamos equipes da secretaria para corrigir problemas antigos e evitar complicações futuras”, disse a prefeita.
Belezinha falou dos trabalhos para iniciar o quanto antes as obras do CETECMA, do Hospital Geral e da UPA.
Quanto a problemas antigos, novas soluções estão surgindo. A falta de água no bairro da Cohab e também a baixa capacidade da Itamacaoca tem causado preocupação aos moradores.
Quanto a problemas antigos, novas soluções estão surgindo. A falta de água no bairro da Cohab e também a baixa capacidade da Itamacaoca tem causado preocupação aos moradores.
“ Além da construção de mais poços em outros bairros para suprir a demanda por esse bem tão precioso, também já enviamos à Câmara um projeto com a definição de três áreas para a construção de sistemas de abastecimento de água. A realização dos trabalhos agora está por conta da superintendência da CAEMA”, disse a prefeita.
Chapadinha também receberá pavimentação asfáltica. O projeto para utilização de R$ 10 milhões já foi feito e a prioridade serão as chamadas “ruas de chão”. Ruas de alguns bairros como o Recanto dos Pássaros, Novo Castelo, Areal e do Centro serão contempladas.
Na área da habitação, mais mil casas populares serão entregues à população. O cadastro das famílias para a segunda etapa do Residencial José de Sousa Almeida ( popularmente chamado de Mil Casas ), devem começar no mês de maio. E a estrutura das casas passou por modificações. Uma cobrança feita à construtora responsável pelas obras foi que os imóveis sejam um pouco maiores, as portas mais largas e de melhor qualidade.
“Nossa principal preocupação é fazer com que os contemplados pelo programa sejam pessoas que realmente precisem do imóvel para morar e assim mudar a realidade de suas famílias”, afirmou Ducilene Belezinha.
PagamentoA folha de pagamento dos servidores da área da educação foi fechada semana passada. Esta semana todos da educação devem receber seus salários. E o repasse para a Câmara de Vereadores no valor de R$ 193 mil também já foi feito.
Dívida do Município
Desde que assumiu a prefeitura de Chapadinha, Ducilene Belezinha tem feito um jogo de cintura para cumprir com todos os compromissos do município. Os débitos do IPC, energia, não prestação de contas de convênios da gestão anterior, obras inacabadas e até débitos junto a companhias de telefonia móvel, tem sido entraves ao desenvolvimento do município.
Enquanto o município estiver inadimplente e não houver prestação de contas, novos convênios não podem ser firmados. A vistoria feita por técnicos já foi solicitada e o objetivo é conseguir a certidão de regularização previdenciária do IPC.
“Precisamos organizar a casa, negociarmos as dívidas para buscarmos recursos para desenvolvermos ações tão importantes para nossa cidade. Mesmo com todos esses entraves, estamos conseguindo. Não estamos de braços cruzados, mas muitos projetos dependem da prestação de contas e se não conseguirmos a certidão não conseguiremos recursos federais”, declarou Belezinha.
Quanto a limpeza e iluminação públicas, Belezinha adiantou que um calendário com os horários da passagem da coleta de lixo está sendo preparado e adiantou que a conclusão depende apenas de algumas adequações que já estão sendo feitas. A prefeitura já realizou a capina em vários bairros da cidade e já prepara uma segunda limpeza.
Na área da iluminação, a equipe está trabalhando em todos os setores com reposição de lâmpadas e o objetivo é também levar os trabalhos para os povoados.
"Sabemos das reclamações de algumas ruas da cidade que ficam às escuras, mas pedimos que a população nos ajude, pois em alguns locais a reposição da luminária é feita e em poucos dias as lâmpadas estão quebradas! Precisamos preservar o patrimônio público, pois cada lâmpada dessa, custa aos cofres públicos e somos todos nós que pagamos essa conta”, disse Belezinha.
Belezinha finalizou a entrevista declarando que continuará trabalhando para não decepcionar quem acreditou em seu plano de governo e na equipe que montou para mudar a realidade de uma cidade que tanto merece crescer.
Assessoria de Comunicação
Fotos: Kim Pereira
0 comments: