sexta-feira, 30 de junho de 2023

Secretário Ezequias Douglas vai à Câmara Municipal de Chapadinha esclarecer caso de servidores que recebem Bolsa Família

Secretário Ezequias Douglas vai à Câmara Municipal de Chapadinha esclarecer caso de servidores que recebem Bolsa Família

 Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
O secretário Municipal de Assistência Social de Chapadinha, Ezequias Douglas, esteve nessa terça-feira( 27) na sessão da Câmara Municipal a fim de esclarecer sobre o caso dos servidores municipais que estão recebendo o Bolsa Família indevidamente. O secretário respondeu de forma satisfatória aos questionamentos dos vereadores sobre o caso.

Muito seguro em suas colocações, o secretário inclusive esclareceu o caso da servidora graduada que aparece na lista, sendo que a mesma consta apenas como cadastrada no Cad Único, mas na verdade não recebe o benefício.

Cabe destacar que a Secretaria Municipal de Assistência Social não pode ser responsabilizada pela conduta de seus servidores, pois o cadastro é auto declaratório, quem tem a prerrogativa de cruzar os dados é o Governo Federal e é praticamente impossível a SEMAS ter o controle absoluto dos 24 mil cadastros do Bolsa Família de Chapadinha.

Durante a sessão da Câmara, percebeu-se nitidamente que o único objetivo da bancada da oposição ao explorar o caso é tentar desqualificar a gestão da prefeita Belezinha, que desfruta de grande prestígio junto à opinião pública.



Pasmem! Vereadora Mônica é contra a construção de escola no povoado Maceno, zona rural de Chapadinha-MA; veja vídeo

Pasmem! Vereadora Mônica é contra a construção de escola no povoado Maceno, zona rural de Chapadinha-MA; veja vídeo

Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
Para qualquer governo que se preze, seja em qual esfera for – federal, estadual ou municipal – a Educação é a principal política pública. A Constituição Federal exige que os municípios apliquem ao menos 25% de sua receita resultante de impostos e transferências na manutenção e no desenvolvimento da Educação

Porém na última sessão legislativa da Câmara Municipal de Chapadinha, que aconteceu na última terça-feira (27), a vereadora Mônica Pontes (PV) – Pasmem! - usou a tribuna para criticar o governo municipal por haver construído uma escola no povoado Maceno, sob a alegação que a referida escola fica perto de outra. veja no vídeo abaixo:

A gestão da prefeita Ducilene Belezinha sempre trabalhou com austeridade e planejamento, portanto se construiu a escola é porque viu que havia a necessidade. Criticar, pois um governo que constrói escolas é defender a ignorância e negar um dos direitos mais sagrados para um cidadão, que é o direito à educação.

A vereadora Mônica, como representante eleita do povo, deveria no mínimo pedir desculpas para o povo do Maceno e reconhecer que foi infeliz na sua fala.



Motociclista morre após perder controle de moto na Avenida Raimundo Oliveira em Chapadinha-MA

Motociclista morre após perder controle de moto na Avenida Raimundo Oliveira em Chapadinha-MA

 Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
Um homem, identificado como Erderson da Silva Santos, morreu após perder o controle e cair da motocicleta no inicio da manhã desta quarta-feira (28) na cidade de Chapadinha.

A ocorrência de trânsito, aconteceu na Avenida Raimundo Oliveira, no bairro Areal, próximo ao Mercadinho Cardoso. 

Segundo informações, a vítima estava trafegando com sua motocicleta, quando perdeu o controle da direção e caiu do veículo, não resistindo aos ferimentos e veio a óbito.


População de Chapadinha (MA) é de 81.386 pessoas, aponta o Censo do IBGE

População de Chapadinha (MA) é de 81.386 pessoas, aponta o Censo do IBGE

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (28) os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022. 

Vista aérea da cidade de Chapadinha/Foto: Erly Silva 
A população da cidade de Chapadinha (MA) chegou a 81.386 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 10,96% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Maranhão, a população é de 6.775.152, o que representa um aumento de 3,05% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Chapadinha está:

na 14ª colocação no estado;

na 86ª colocação na região Nordeste;

e na 397ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Chapadinha tem uma densidade demográfica de 25,06 habitantes por km² e uma média de 3,39 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Informações g1 MA

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Comerciante morre após grave acidente entre duas motos em Chapadinha-MA

Comerciante morre após grave acidente entre duas motos em Chapadinha-MA

 Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
O comerciante Edmilson Alves de Vasconcelos, conhecido como 'Cajuí', morreu após uma colisão envolvendo duas motocicletas, na Rua Gustavo Barbosa, próximo ao colégio Carolina Mesquita na cidade de Chapadinha, na noite deste domingo (25).

Segundo informações apuradas pelo Blog do William Fernandes, o acidente aconteceu por volta das 18h e envolveu a moto do comerciante e uma outra moto, conduzida por uma pessoa até agora não identificada, e que após o acidente se evadiu do local. Com o impacto 'Cajuí' teve morte imediata.

Uma unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas no momento em que a Polícia Militar e a GCM chegaram ao local, já encontram o comerciante morto.

'Cajuí' era casado com a professora Conceição Góis. Há pouco tempo ele havia perdido um filho em um acidente na MA-230.




O trabalho não para! Gestão Belezinha segue construindo novas escolas na zona rural de Chapadinha-MA; veja vídeo

O trabalho não para! Gestão Belezinha segue construindo novas escolas na zona rural de Chapadinha-MA; veja vídeo

 

A Prefeitura de Chapadinha através da secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, está construindo novas escolas nos povoados Mangabeira e Maceno. Sendo na Mangabeira um prédio com 6 salas de aulas que serão climatizadas, e no povoado Maceno 3 salas de aula nos mesmos padrões para o melhor conforto de alunos e profissionais da educação.

A prefeita Belezinha vem cumprindo seu papel construindo uma nova história na educação chapadinhense.  

Confira no vídeo abaixo:

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Todos os passageiros do submarino morreram, diz OceanGate

Todos os passageiros do submarino morreram, diz OceanGate

 

A OceanGate, dona do submarino que sumiu no domingo, afirmou que os passageiros morreram. Veja abaixo o texto divulgado pela empresa:

"Esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram."

Veja a lista de passageiros:

o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;

o empresário paquistanês Shahzada Dawood;

Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;

o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;

e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.

A informação foi publicada pouco antes de uma entrevista coletiva da Guarda Costeira dos EUA. O submarino estava desaparecido desde domingo (18), quando começou uma viagem turística até os restos do Titanic, em uma profundidade de 3.800 metros.

Destroços

Durante a manhã, a Guarda Costeira dos EUA afirmou no Twitter que foram encontrados destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan, que desapareceu enquanto fazia uma expedição até os restos do Titanic, no leito do mar.

A descoberta foi feita por uma sonda perto de onde estão os restos do Titanic.

"Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", disse o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, que coordena as operações de busca.

Os destroços foram encontrados por uma sonda levada ao local por um navio canadense, o Horizon Artic.

Os restos do Titanic estão a 3.800 metros abaixo do mar, em um ponto do Oceano Atlântico cerca de 600 quilômetros distante da costa do Canadá.

Fim do oxigênio

Pelas estimativas das equipes de buscas, se o submarino ainda estava inteiro na manhã desta quinta-feira, o oxigênio no interior da embarcação iria acabar. Os cálculos levam em conta o horário de início da viagem, na tarde de domingo (18).

Imirante.com, com informações do g1
Prefeitura de Chapadinha inicia atendimentos de maneira integrada, com destaque para a emissão da Carteira ID Jovem

Prefeitura de Chapadinha inicia atendimentos de maneira integrada, com destaque para a emissão da Carteira ID Jovem

 

A Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta sexta-feira (16), atendimentos de maneira integrada, com destaque para a emissão da Carteira ID Jovem.

O documento permite aos jovens, o acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, podendo ser emitidas para as pessoas de 15 a 29 anos, que estejam cadastrados no Cadastro Único - CadÚnico.

Enfatiza-se, portanto, a importância da obtenção desse documento, reiterando o compromisso da secretaria de Assistência Social em oferecer atendimento de qualidade e promover a inclusão social ao público jovem que se encaixa nos pré-requisitos exigidos pelo Governo Federal.

A secretaria municipal de Assistência Social fica localizada na Avenida Ataliba Vieira de Almeida, nº 2.650 – Corrente e o responsável pelo atendimento do ID Jovem é o colaborador Jean Santos.
Nota da FAMEM comprova que vereador Júnior Carneiro mentiu sobre recebimento de recursos do piso nacional da enfermagem pelo município de Chapadinha-MA

Nota da FAMEM comprova que vereador Júnior Carneiro mentiu sobre recebimento de recursos do piso nacional da enfermagem pelo município de Chapadinha-MA

Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
Em nota enviada à Prefeitura de Chapadinha nessa segunda-feira (19/6) pela  Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) comprova  mais uma vez, que o vereador Junior Carneiro "mentiu" durante seu pronunciamento na sessão da última quinta-feira (15) na qual afirmou que o Município já teria recebido no mês de maio, uma parcela dos recursos para pagamento dos profissionais da enfermagem. 
Diz a nota da FAMEM: "...nenhum repasse foi realizado pelo Governo Federal, em relação aos repasses para o cumprimento do piso salarial dos profissionais de enfermagem aos municípios maranhenses".

A nota da FEMEM joga por terra mais uma vez "as mentiras" proferidas pelo vereador oposicionista, que tenta chamar a atenção, com intuito de criar fatos negativos contra a gestão da prefeita Ducilene Belezinha, que vem fazendo uma excelente administração.


É importante lembrar, que o vereador fez parte da última gestão, e que ao apagar das luzes deram colote aos servidores do município em especial os da saúde em plena pandemia. Abaixo, o documento encaminhado pela FAMEM à Prefeitura de Chapadinha: 




PGE do Maranhão requer indisponibilidade de bens da ex-prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro no valor de R$ 628 Mil

PGE do Maranhão requer indisponibilidade de bens da ex-prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro no valor de R$ 628 Mil

De acordo com a PGE, Danúbia não prestou contas dos recursos recebidos para construção de três sistemas de abastecimento de água nos povoados Mangabeira e Retiro dos Oliveiras, e no Bairro Terras Duras, no ano de 2012.

A PGE - Procuradoria Geral do Estado do Maranhão ajuizou uma Ação Civil Pública contra a ex-prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, com a finalidade de ressarcir o Erário Público em razão de condutas que geraram dano aos cofres estaduais.

A ação é referente à não prestação de contas de convênios com a SES - Secretaria de Estado da Saúde, para construção de três sistemas de abastecimento de água nos povoados Mangabeira e Retiro dos Oliveiras, e no Bairro Terras Duras, no ano de 2012.

De acordo com a PGE, o valor global do convênio firmado foi de R$ 432.397,78 (quatrocentos e trinta e dois mil, trezentos e noventa e sete reais e setenta e oito centavos), tendo sido transferido pelo Estado o valor de R$ 345.918,23 (trezentos e quarenta e cinco mil novecentos e dezoito reais e vinte e três centavos), no entanto, mesmo tendo sido notificada duas vezes — em junho e dezembro de 2021 — a ex-prefeita deixou de apresentar a documentação referente à execução dos recursos, bem como deixou de restituir os valores transferidos no prazo estabelecido.

Assim, ainda que devidamente notificada, a então gestora não se manifestou em prol do saneamento das pendências de forma administrativa, atuando, portanto, de forma omissiva volitiva no que tange ao seu dever de prestar contas.

O Blog WF entrou em contato com alguns moradores das referidas áreas e eles disseram não ter conhecimento de nenhum sistema de abastecimento de água construído na época da gestão Danúbia, e que os sitemas existentes foram implantados em outras gestões.

Na ação, a Subprocuradora do Estado do Maranhão, Selma Ferreira Silva Pereira requer:

- concessão de medida cautelar, para que seja decretada a indisponibilidade dos bens da ré que sejam suficientes ao integral ressarcimento do prejuízo causado ao erário estadual, nos termos do art. 16 da Lei n. 14.230/2021;

- ao final, que seja julgada procedente a presente ação, para condenar a Ré a ressarcir integralmente os valores recebidos em razão do o Termo de Adesão nº 64/2009/SES e da Portaria Fundo a Fundo nº 307/2012/SES/MA, na importância de, R$628.602,37 (seiscentos e vinte e oito mil seiscentos e dois reais e trinta e sete centavos), atualizado a partir de 02 de setembro de 2022, com juros e correção monetária, até o efetivo pagamento, condenando, ainda, em custas processuais e honorários de advogado, na forma da lei.

Informações Blog do William Fernandes

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog