quinta-feira, 8 de maio de 2014

Morre, aos 75 anos, cantor Jair Rodrigues

Compartilhar
Morreu nesta quinta-feira (8), em São Paulo, o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. O escritório do artista, a JRC Promoções, confirmou o falecimento do músico por meio de uma publicação em rede social. A causa da morte não foi divulgada.

Jair Rodrigues nasceu em Igarapava (SP) no dia 6 de fevereiro de 1939 e começou sua carreira em 1957, em casas noturnas do interior de São Paulo e entrou para a história da televisão brasileira apresentando com a cantora Elis Regina, também falecida, o programa O Fino da Bossa, na TV Record.

A partir de 1960, passou a cantar na capital paulista, participando de programas de calouros como o Programa de Cláudio de Luna (Rádio Cultura), no qual obteve a primeira colocação.
O músico gravou seu primeiro disco em 1962, com duas músicas para a Copa do Mundo: Brasil Sensacional e Marechal da Vitória. Lançou, em seguida, um compacto simples contendo as canções Balada do Homem sem Deus e Coincidência.

Sua interpretação da música Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, acompanhado do conjunto Quarteto Novo, no Festival de Música Popular Brasileira de 1966, é considerada um clássico.
Em 2006, Jair Rodrigues foi o artista homenageado no 4º Prêmio Tim de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Recebeu, também em 2006, indicação ao Prêmio Grammy Latino, na categoria Álbum de Samba Brasileiro com o álbum Alma Negra.

Ele é pai dos cantores e compositores Jair Oliveira - que participou, na década de 1980, como o garoto Jairzinho, do programa infantil da TV Globo Balão Mágico - e Luciana Mello.

Vários famosos usaram as redes sociais para lamentar a perda do cantor. Confira a seguir:

Sandy Leah: "Meu Deus, não acredito! O Brasil perde um dos grandes. Meus mais sinceros sentimentos à família toda de Jair Rodrigues. RIP Jair".
Luiza Possi: "Não poderia estar mais triste hoje. Jairzão se foi. Feliz por ter tido o prazer e a honra de conversar com ele, escuta-lo tanto e até cantar com ele. Benção de quem conviveu, e viveu com essa figura sem igual no mundo. Luciana Mello, Jair Oliveira, Clô e Wilson Simoninha, todo amor do mundo para vocês".

Monique Evans: "Nossa, passada com a morte de Jair Rodrigues. Pessoas queridas estão nos deixando. Sua alegria vai nos fazer falta".
Adriane Galisteu: "Ta difícil de acreditar. Todo meu carinho pra família que eu tanto adoro! Jair pra sempre".

Diogo Nogueira: "Brasil vai sentir sua falta! Obrigado grande mestre. Sua alegria e sua memória estará sempre presente nos nossos corações. Hoje o céu está em festa, foi um prazer e uma honra cantar e sorrir com essa referência da música popular brasileira. A saudade está presente mas sei que está na paz de Deus. Salve Salve Jair Rodrigues".

Fafá de Belém: "Nenhuma palavra é possível nesta manhã. Silêncio. Jair Rodrigues partiu".
Glória Perez: "O dia começou triste".
Valesca Popozuda: "A que triste! Vá em Paz Jair Rodrigues leve sua alegria para o céu! Meus pêsames a toda família".
Tico Santa Cruz: "Esse cara sempre sorridente e alto astral fez um dos primeiros RAPs da Musica Brasileira! Vai deixar além da grande história o seu sorriso contagiante! Luz no seu caminho, Jair! Força e toda solidariedade a família".
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog