quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PREFEITA DUCILENE BELEZINHA PARTICIPA DE ENCERRAMENTO DE AULA DE CAMPO DO CURSO DE PSICULTURA DO SENAR /PRONATEC NO POVOADO CORRENTE

Compartilhar
A comitiva da prefeita Ducilene Belezinha, composta pelos secretários de infraestrutura, Aluízio Santos, de assistência social, Francisco Paiva, de esportes, Tota e o vereador Irmão Carlos, participou de uma aula de campo do curso de psicultura do Senar/ Pronatec realizado na manhã desta quinta-feira ( 05 ), no povoado Corrente. A prefeita Belezinha fez questão de ir conhecer, de perto, os passos da produção de peixes em tanque e a satisfação de poder constatar o envolvimento dos alunos nesse projeto, de qualificação, é a prova de que o investimento na produção primária é o caminho certo para tirar o município de Chapadinha da condição de consumidor e torná-lo fornecedor.


“Precisamos investir no homem do campo, pois é daqui que sai o alimento que chega à nossa mesa. Com a qualificação desses jovens e adultos vamos poder contar com mais produtividade em nossa região. Sabemos que os frutos desse trabalho serão colhidos muito em breve, pois além da capacitação eles também terão condições e respaldo para buscarem crédito junto às instituições financeiras, que trabalham com crédito rural. Na cidade estamos com outros cursos voltados para as necessidades da cidade e, aqui no campo, estamos buscando cursos que atendam às necessidades do homem do campo e assim apresentarmos possibilidades a todos de desenvolverem suas atividades econômicas no que mais possuem habilidades”, disse Ducilene Belezinha.
Para o presidente do sindicato dos produtores rurais de Chapadinha, José Luzia, o homem do campo estava esquecido pelas gestões anteriores, mas agora o cenário é outro, com a prefeita Ducilene Belezinha à frente dos trabalhos, a zona rural do município só tem a ganhar.
“ Sem incentivo e apoio, nenhum negócio vai pra frente. Não se pode cuidar apenas da cidade, precisamos olhar para o campo! A prefeita Belezinha está trazendo cursos de capacitação, e por meio de parcerias com o Senar, está preparando o pequeno produtor de nossa região para o mercado de trabalho e o melhor é que com possibilidades de ficar e desenvolver seu trabalho no campo mesmo e assim evitar o êxodo rural”, disse o presidente do sindicato.
A visita foi para acompanhar o encerramento de mais um módulo do curso de psicultura oferecido pelo Senar/Pronatec que está sendo desenvolvido em parceria com a prefeitura de Chapadinha. O curso é dividido em três módulos, sendo o primeiro de conhecimentos básicos, o segundo a parte prática e, a última, noções de empreendedorismo. A aula prática foi para conferir as técnicas que podem ser aplicadas para uma melhor produtividade de peixes em tanque. No total, estão em andamento 9 cursos só para a zona rural do município, entre eles o de horticultura, avicultura e plantação de mandioca. Os 30 alunos dos povoados São José e Água Fria, vieram para uma aula de campo no povoado Corrente, e aqui observaram de perto, a forma correta de manejo do peixe e também os cuidados que se deve ter com a qualidade da água.
“Nossos alunos estão encerrando um módulo hoje. Essa é mais uma etapa vencida. Até aqui eles aprenderam como proceder para montar o próprio negócio no ramo da pscicultura", declarou a instrutora do curso, Flavia Everton.

O objetivo do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que é do Governo Federal, é capacitar e apresentar maneiras de o pequeno produtor buscar alternativas para aumentar a renda familiar, por meio da qualificação profissional, e o melhor com possibilidades de desenvolver uma atividade econômica na própria área onde mora, fixando o homem do campo, no campo.
A propriedade que serviu de modelo aos alunos foi a de seu Sidneo, que há mais de três anos atua no ramo da psicultura na região, com criação de mais de dez espécies de peixes em tanques.

“ Essa região tem grandes possibilidades de desenvolvimento da psicultura. E com o apoio da prefeitura muito em breve teremos vários tanques de criação de peixes produzindo e abastecendo Chapadinha com produtos de qualidade. Hoje a produção local não atende a demanda do mercado. Com a capacitação desses alunos e futuros psicultores a cidade toda é que ganha!”, disse o psicultor.

O sucesso dos cursos se deve ao empenho que a prefeitura municipal de Chapadinha, através das secretarias, de assistência social, agricultura e infraestrutura, vem desenvolvendo junto às comunidades contempladas pelos cursos e buscando cada vez mais atender à demanda de acordo com as necessidades de cada região.

“ Procuramos saber quais as necessidades de cada povoado e quais cursos seriam melhores aproveitadas em cada localidade. Estamos com muitos projetos para nosso município e sabemos que os frutos desse trabalho serão percebidos nas vendas na cidade, onde o consumidor final estará comprando produtos cultivados aqui mesmo em nossa região”, disse o secretário de assistência social, Francisco Paiva.

Para o secretário de infraestrutura, Aluízio Santos, o empenho da prefeita Ducilene Belezinha, que sempre olhou para o homem do campo, está fazendo toda a diferença, pois hoje a realidade do homem do campo já começa a mudar com mais expectativas e de crescimento na própria região.

“ Temos que agradecer à prefeita Ducilene Belezinha por estar sempre atenta às questões do campo. Isso está sendo possível graças ao empenho de todos: prefeitura e equipes, alunos e Senar, que juntos estão mudando a realidade do pequeno produtor.

ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira 
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog