segunda-feira, 4 de março de 2013

Secretaria de Assistência Social programa mutirão para cadastro do Bolsa Família

Secretaria de Assistência Social programa mutirão para cadastro do Bolsa Família




A equipe da secretaria da assistência social deve realizar uma força tarefa, a partir da próxima semana, para fazer um levantamento da real situação das famílias que tiveram seus benefícios do Bolsa Família, cancelados. Os trabalhos devem ser intensificados até o fim desse mês, prazo que termina a realização do cadastro e recadastro. A informação foi dada pelo secretário Francisco das Chagas Lima Paiva, em entrevista concedida ao programa Balanço Geral da Rádio Cultura FM, na tarde desta segunda (04 ).

De acordo com o secretário, hoje, 2.900 famílias, beneficiárias do programa, estão com seus cadastros sob auditoria por não terem atualizado as informações junto ao governo federal, com inclusão ou exclusão de dependentes e até aumento da renda familiar. E mais 269 tiveram os benefícios cancelados por falta de atualização de dados.


“O cadastro deve ser feito a cada dois anos. A família que não repassar as informações corretas corre o risco de perderem o benefício. Esses dados são lançados para o MDS que faz o cruzamento de informações que podem se chocar, por isso precisamos que todos colaborem. Não queremos e prejudicar ninguém. Quem tem direito ao benefício vai ser receber”, disse o secretário.

De acordo com a assistente técnica do programa, Andiara Melo, criou-se uma especulação em torno da variação do valor pago pelo Bolsa Família, ela esclareceu que mesmo o cartão sendo um só, algumas famílias recebem, temporariamente, outros benefícios que após um período são retirados.


“ São vários programas inclusos no CadÚnico que pode abranger outros benefícios. A família deve ficar atenta aos prazos de duração de cada benefício para não ser pega de surpresa com a retirada de algum valor”, disse a assistente.

Quanto aos boatos de que o município estaria realizando corte nos valores do programa e excluindo famílias, o coordenador, Pedro Cunha, esclareceu que só quem tem o poder de fazer qualquer alteração é o governo federal.



“A secretaria não tem acesso às contas. O papel do município é fazer o acompanhamento pelo sistema que faz o cruzamento de dados e após isso realiza a triagem para saber quem se enquadra no perfil do programa”, informou o coordenador.
A equipe da secretaria respondeu a perguntas feitas pelos ouvintes, que por telefone, participaram da entrevista.

Um dos principais questionamentos diz respeito a quem tem direito ao benefício. O calculo básico é a renda familiar que não pode passar de R$ 140 per capita, ou seja, a soma total da renda da família não pode passar de R$ 140 reais por pessoa.

Para a realização do mutirão, a secretaria de saúde também deve colaborar com o trabalho dos agentes comunitários de saúde que farão a busca por domicílio.

“ A cidade foi dividida em 5 polos ( Areal, Terras Duras, Campo Velho, Corrente e na sede para atender a zona rural ). Se houver necessidade ampliaremos o número de polos para atendermos a todos” esclareceu o secretário.

O secretário adiantou também, que após o término dos trabalhos de cadastro e recadastro, a secretaria deve realizar a busca ativa de famílias, que tem direito, mas que ainda não inclusas nos programas do governo federal. 

Assessoria de Comunicação 


DMT prepara lançamento da segunda etapa de campanha educativa

DMT prepara lançamento da segunda etapa de campanha educativa


O departamento municipal de trânsito reuniu-se na manhã desta segunda-feira (4) com os representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, secretaria de Saúde e outros órgãos para tratar da segunda etapa da campanha educativa para um trânsito seguro.

Na pauta foram debatidas as propostas para a criação de um mascote da Campanha, palestras nas escolas públicas e privadas explorando imagens com registro de acidentes graves, confecção de folder e cartazes informativos, dentre outros.
 
Na ocasião foi definida ainda a formação de várias equipes que atuarão como coordenadores e técnicos de trabalho responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos.
 
Assessoria de Comunicação
Governo abre inscrições para cursos da Plataforma Freire de educação básica

Governo abre inscrições para cursos da Plataforma Freire de educação básica


Brasília -Os professores da educação básica em exercício que desejam concorrer às 34.155 vagas de cursos superiores em licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica em instituições de educação superior têm até o dia 18 de março para se cadastrar na Plataforma Freire. As inscrições para os cursos presenciais de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) estão abertas desde a última segunda-feira (11).

Os interessados em participar precisam estar cadastrados na base de dados do Educacenso, na função docente ou tradutor intérprete de libras. Para ser selecionado, é preciso também ter a pré-inscrição validada pela secretaria de Educação do estado ou órgão equivalente a que esteja vinculado.

Cada curso tem sua exigência. Para os cursos de licenciatura, docentes e tradutores intérpretes de libras devem estar em exercício na rede pública da educação básica e não ter formação superior. Caso tenham essa formação eles precisam se dispor a fazer o curso de licenciatura na área em que atuam em sala de aula. Nos programas de segunda licenciatura, podem pré-inscrever-se aqueles que tenham uma licenciatura, mas que atuem em área distinta dessa formação. Nos programas de formação pedagógica, podem se pré-inscrever graduados não licenciados.

Lançado em 2009, o Parfor tem o objetivo de capacitar docentes que não têm a formação mínima exigida por lei – ou não fizeram o ensino superior ou cursaram graduação em áreas diferentes daquela em que lecionam. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são mais de 92 instituições de educação superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 unidades da Federação.

Segundo o MEC, estão matriculados no Parfor cerca de 52 mil professores em cursos presenciais. A meta para 2014 é formar 70 mil docentes, tanto na modalidade presencial quanto a distância.
 

* Mais informações através da Coordenação pedagógica da secretaria municipal de Chapadinha.

Assessoria de Comunicação
AVISO: Secretaria de Igualdade Racial realiza cadastro para Plano Anual de Atividades

AVISO: Secretaria de Igualdade Racial realiza cadastro para Plano Anual de Atividades




A Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial divulgou  na manhã de hoje (4) nota convocando todas as entidades Afro-Brasileiras a realizarem o cadastro anual de atividades da secretaria que tem por objetivo promover a igualdade racial.

 

AVISO


A Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial comunica a todas as Comunidades Quilombolas, Grupos de Danças da Cultura AFRO-Brasileira, Associações, Fundações e demais seguimentos afins, que está realizando o Cadastro de Entidades nas dependências da Secretaria - situada no prédio da Prefeitura e por meio de nossos Técnicos.


O presente Cadastro faz parte de nosso Plano Anual de Atividades que norteará os caminhos a serem percorridos nas Políticas Públicas Afirmativas da Promoção da Igualdade Racial. O período de Cadastro estará aberto de 04 a 31 de março de 2013, das 8h às 12h.
Assessoria de Comunicação


Chapadinha-MA, 01 de março de 2013

Chiquinha Pessoa
Secretária Municipal da Igualdade Racial
Posto de Identificação inicia emissão de RG do mês de março

Posto de Identificação inicia emissão de RG do mês de março



A prefeitura municipal de Chapadinha, através do Departamento de Identificação, que controla e realiza a emissão de documento de identidade, começou hoje (4) a emitir o lote de primeira via referente ao mês de março.

De acordo com o diretor do departamento, Lindberg Pessoa, o Estado só libera a confecção de 30 (trinta) unidades de 1ª vias, e a demanda é três vezes maior do que esse número. Os moradores da zona rural são os que mais solicitam a retirada do primeiro documento, enquanto os da área urbana buscam pela segunda via.

"Estamos tentando negociar com o Estado a possibilidade de aumentar esse número, para poder suprir a necessidade local, e para isso temos recebido total apoio do governo municipal” – disse o diretor.
O chefe do setor avisou ainda que as carteiras confeccionadas em fevereiro já estão a disposição para fazer a retirada.
 
Para fazer 1ª e 2ª Via da Identidade o munícipe deve comparecer ao setor de identificação portando os seguintes documentos: original e cópia simples da certidão de nascimento ou certidão de casamento (obrigatório para quem é casado), duas fotos padrão identidade 3x4. Caso a pessoa seja menor de 18 anos tem que estar acompanhado do pai ou da mãe obrigatoriamente portando a cópia da identidade do responsável.
 
O Registro Geral - RG ou Carteira de Identidade é um documento de extrema importância para todo o cidadão brasileiro. Ele é o principal documento de identificação do país e tem a finalidade de provar a identidade de uma pessoa, além de ser necessário para solicitação de outros documentos. Sem o RG não é possível abrir conta em banco nem mesmo prestar concurso público.

Serviços1ª Via do RG: Gratuita
2ª Via do RG: R$ 22,56
O setor de identificação funciona na sede da prefeitura de Chapadinha, Rua Presidente Vargas, 310- Centro das 8h às 12h00.


Assessoria de Comunicação 
Acidente! Hilux capota trés vezes próximo a Anapurus, veja a matéria completa

Acidente! Hilux capota trés vezes próximo a Anapurus, veja a matéria completa

O acidente aconteceu no inicio da tarde desse domingo (03),por volta das 17:30 Hs, no trecho que liga Chapadinha/Anapurus, Nas proximidades da Fazenda Europa


Uma  caminhonete  Hilux de placa HQB 5742, que trafegava no sentido São Luiz/Parnaíba, capotou ao tentar fazer uma ultrapassagem ao um Del Rey, que segundo testemunhas trafegava no mesmo sentido e que vinha fazendo zig-zag na rodovia
O motorista da Hilux ao tentar fazer a ultrapassagem tirou o carro da pista e tentou voltar para o asfalto, foi quando perdeu o controle do veiculo vindo a capotar por três vezes. Afirmou Ednaldo Junior, que testemunhou o acidente.

Na caminhonete vinham três ocupantes mas  que não tiveram  ferimentos grave, apenas um dos ocupantes recebeu uma forte  pancada  no olho esquerdo,
Ednaldo, contou ao Blog do Alexandre Cunha, que o motorista do Del Rey parou em seguida e que estava visivelmente  embriagado, ele nos disse que o motorista nem conseguia segura-se em pé de tão bêbado, e saiu cambaleando.  
Ainda de acordo com testemunhas todos os ocupantes da caminhonete são da cidade de Parnaíba Piauí, e que o carro pertence ao homem identificado apenas como *Cocotá*
 A policia militar este no local do acidente e registrou um B.O

Blog do Alexandre Cunha

domingo, 3 de março de 2013

Equipe do governo municipal realiza vistorias nos postos de saúde da zona rural

Equipe do governo municipal realiza vistorias nos postos de saúde da zona rural



Quase 200 quilômetros foram percorridos neste sábado (02 ), para mais um dia de vistoria nos postos de saúde da zona rural de Chapadinha.
A equipe composta pela prefeita Ducilene Belezinha, secretário de saúde, Charles Bacellar, adjunta, Valnice Meneses, assessora especial em Brasília, Isamara Meneses, secretária adjunta de administração, Adriana Pontes e a vereadora Raimundinha, passaram por quatro povoados para fazer o levantamento das condições das unidades de saúde da cidade.

A primeira parada foi no Povoado da Mangueira a 42 quilômetros de Chapadinha. Na região são 5 agentes de saúde que atendem, em média, duas mil pessoas. A unidade Básica de Saúde Maria Júlia, tem problema com o fornecimento de água. Possui salas amplas e bem definidas. Já está equipada com máquina com o detector fetal ( máquina para examinar gestantes ) e também um laboratório odontológico. A presença de médicos agora é uma realidade.

“ Esta unidade deve passar a ser PSF, onde as ações serão mais amplas e bem direcionadas a comunidade”, disse a secretária adjunta da saúde, Valnice Meneses.

Na oportunidade a comitiva participou de uma reunião do grupo de avaliação final do Plano Brasil sem Miséria. O resultado desse plano é tornar os pequenos produtores da região fornecedores para o programa compra direta. Na região há criação de galinhas e roça em geral.

“Assim que os pequenos produtores estiverem aptos a comercializar seus produtos vamos priorizar os de nossa região direcionando os alimentos para a merenda escolar”, disse a prefeita.


A segunda parada foi no povoado Alagadiço Grande a 75 quilômetros de Chapadinha, que também apresenta estrutura adequada para atender à comunidade. Na região são 9 agentes de saúde com abrangência de uma média populacional de 2.500 pessoas. A unidade passou por uma reforma, mas os banheiros ficaram inacabados, o fornecimento de água tem interrupções por deficiências no sistema hidráulico. Funcionando regularmente, o local precisa passar por algumas melhorias para oferecer à comunidade atendimentos de qualidade.

“Essas vistorias tem como objetivo a elaboração precisa de relatórios de como estão funcionando cada unidade de saúde e assim, constatarmos quais problemas precisam ser solucionados com urgência para não deixar a comunidade sem atendimento médico”, explicou a prefeita.


Seguindo o roteiro, a terceira parada foi no povoado Canto do Ferreira a 40 quilômetros de Chapadinha. Na unidade básica de saúde, que leva o mesmo nome do povoado, os grandes problemas observados foram a falta de ventilação e de água. O sol forte deixa o ambiente muito quente e isso pode estragar a medicação, que já foi providenciada para o local.
A unidade tem consultório odontológico, mas ainda não está funcionando por falta de condições adequadas de operacionalização que apresentam riscos de infecção durante os procedimentos. A falta de manutenção nos móveis foi outro problema encontrado pela comitiva. Mesas e cadeiras enferrujadas.



“Vamos providenciar a solução desses problemas o mais rápido possível”, disse o secretário de saúde.

A última parada da equipe foi no povoado Baturité a 61 quilômetros de Chapadinha. Na área são cerca de duas mil pessoas atendidas pelos agentes de saúde. A unidade tem aparelhos, mas desde o mês de julho do ano passado, por causa de uma reforma no prédio, foram retiradas as portas dos consultórios e por isso alguns serviços, como por exemplo, o odontológico não pode ser realizado devido aos riscos de contaminação em ambiente aberto. Até a pia instalada no local é inapropriada para o serviço que deve ser realizado na sala.
 Até um aparelho de raio-x odontológico, adquirido em 2008, não é utilizado por não ter sido providenciada uma sala específica para o funcionamento. O equipamento sofre com a ação do tempo o desgaste da base é visível.
“Percebemos, nessa viagem, que muitas unidades de saúde não funcionavam direito por causa de problemas simples de se resolver. Estamos fazendo esse levantamento e para a elaboração de um diagnóstico preciso, e assim organizarmos as ações para cada povoado”, disse a prefeita.

Ao término das vistorias, ainda deu tempo para uma parada para conversar com os moradores, ouvir um pouco sobre a realidade do local e também para um divertido bate-papo com as crianças.

O que é PSF - Programa de Saúde da Família

O PSF tem o objetivo de desenvolver ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, prestando assistência integral, na unidade de saúde e no domicílio de forma contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população, intervindo sobre os fatores de risco no qual a população está exposta.

O PSF elege a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde, humaniza as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculo entre os profissionais de saúde e a população, proporciona parcerias através do desenvolvimento de ações intersetoriais, contribui para a democratização do conhecimento do processo saúde / doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde, faz com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida e estimula a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social.

Assessoria de Comunicação 













sábado, 2 de março de 2013

Projovem Adolescente: Aviso

Projovem Adolescente: Aviso


Aviso:

A Secretaria de Assistência Social comunica que estão abertas as inscrições para o Programa PROJOVEM adolescente.

 As famílias beneficiárias do Bolsa Família que possuem jovens com idade entre 15 e 17 anos, deverão se dirigir à Secretaria de Assistência Social para realizar o cadastro.
Os jovens participarão de atividades sócio-educativas, esportivas, culturais entre outras.

Funcionarão polos nos Bairros do Areal, Campo Velho, Mutirão, Residencial José de Sousa Almeida, Fonte do Mato, Vila Isamara e Centro.

As atividades terão início no dia 19 de março de 2013 nos referidos polos. 

Do Blog Professor Helton Carlos

sexta-feira, 1 de março de 2013

Governo Municipal faz avaliação dos 60 dias de trabalho

Governo Municipal faz avaliação dos 60 dias de trabalho


Em uma avaliação dos 60 dias do novo governo municipal, vários coordenadores da área da saúde, secretário e a prefeita, Ducilene Belezinha, concederam na tarde desta sexta-feira (01 ), entrevista no Programa Balanço Geral da rádio Cultura FM.

Participaram da rodada de entrevistas o coordenador de laboratório, Tito Neto, diretor do departamento de vigilância epidemiológica, Eduardo Luis da Silva, o terapeuta ocupacional do Caps, Luis Roberto, coordenador da vigilância sanitária Edivar Júnyor (por telefone) , diretora do HAPA, Joselene Fortes, Jordania ( representando o diretor clínico do HAPA ), Dr. Talvane Hortegal ( médico da HAPA ), Isamara Meneses ( assessora especial em Brasília ), secretário de saúde, Dr. Charles Bacellar, secretária adjunta de saúde, Valnice Meneses e a prefeita, Ducilene Belezinha.

Desde o início do ano, a nova gestão tem encontrado vários problemas na área da saúde, desde prédios com estruturas físicas comprometidas até a falta de material para o trabalho. Mas todos esses problemas, tem sido encarados como desafios a serem superados. Em cada departamento uma situação peculiar foi detectada, no laboratório de análises clínicas, que funciona no hospital Benu Mendes, por exemplo, nem a pintura da sala era apropriada. De acordo com o coordenador do laboratório, Tito Neto, os equipamentos encontrados não estavam em condições de uso, mas essa sit
uação mudou, a partir da próxima segunda-feira ( 04 ), o laboratório volta a funcionar.
“Exames que antes nunca foram realizados na cidade, agora serão feitos aqui mesmo” disse o coordenador.

Na área da vigilância epidemiológica, os trabalhos estão voltados para a prevenção da dengue. Mesmo com o período chuvoso fraco, já foi o bastante para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

De acordo com o coordenador do setor, dos 24 bairros de Chapadinha, 13 foram considerados infestados pelo mosquito e desse total 7 foram considerados mais críticos. As ações se concentram nesses bairros para evitar situações mais graves. Para isso, a vigilância está realizando a borrifação.

O departamento da Vigilância Sanitária, que antes nem transporte para a realização de fiscalizações tinha, hoje possui dois: um para fiscalização e outro para acondicionamento de produtos apreendidos.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Edivar Júnyor, a preocupação com a excelência no serviço é uma constante, pois os trabalhos tratam de saúde pública. Prova disso é que a partir da próxima segunda-feira ( 04 ), a equipe vai passar uma capacitação com duração de uma semana. O objetivo é oferecer tranquilidade à população tanto na prevenção quanto às denuncias de estabelecimentos que estiverem comercializando produtos impróprios para o consumo.
 
“Nosso compromisso é com a qualidade do serviço prestado à comunidade. Estamos buscando cada vez mais nos qualificar para realizarmos um trabalho digno à população”, declarou o coordenador.

A mudança também atingiu a classe médica. Antes um médico tinha que desempenhar sozinho várias especialidades ( clínico geral, cirurgião, pediatra ) para atender a demanda. A escala sobrecarregava o profissional que exausto não conseguia atender de maneira satisfatória o paciente que reclamava dos serviços. Mas hoje, a situação é outra. Cada médico atende em sua área específica evitando diagnósticos incorretos.

“ Foi uma mudança de 360 graus. O compromisso com o povo é visível logo que se entra no HAPA, pois tem médico atendendo todos os dias de maneira a respeitar tanto o paciente como também o profissional, disse o médico Talvane Hortegal, que faz parte do quadro clínico do HAPA.

Para o secretário de saúde, Charles Bacellar, o desafio é diário.

“ Com o passar do tempo, fomos descobrindo que os problemas eram maiores do que imaginávamos. E pior é que muita coisa deixou de ser feita não por falta de recursos, mas de força de vontade”, disse o secretário.

As filas no hospital, falta de medicamento, falta de médico e até de condições para internação fazem parte do passado. As mudanças no Hospital Antônio Pontes de Aguiar, começaram logo no dia 1º de janeiro, com aquisição de medicamentos, contratação de médicos e profissionais comprometidos com a saúde pública. Hoje cirurgias eletivas, antes privilégios de alguns, é uma realidade para todos. De acordo com o secretário, só nesta sexta-feira, foram realizadas 14 procedimentos no HAPA.

Depois de 60 dias de trabalho, começamos a respirar um pouco, mas ainda há muito por se fazer, como por exemplo a aquisição de equipamentos para a unidade. Encontramos equipamentos com mais de 12 anos. Um risco para a população!” completou o secretário.

Quanto ao transporte de pacientes dentro e fora da cidade, o secretário informou que o HAPA conta com 7 veículos em condições de circular até para viagens. Além das ambulâncias o município também conta com o micro-ônibus que viaja para São Luís três vezes por semana para levar pacientes de hemodiálise.

“ Já foi feita a solicitação para que as consultas dos pacientes de Chapadinha, em São Luís, sejam marcadas para os dias em que o micro-ônibus viaja para a capital, e assim, outros pacientes possam ir e voltar no carro evitando gastos com passagens” afirmou o secretário.

Para finalizar a rodada de entrevista a prefeita, Ducilene Belezinha, respondeu a vários questionamentos sobre as secretarias de sua gestão. Na área da saúde, em menos de dois meses já se tem boas notícias, como por exemplo, a conquista de uma UPA ( Unidade de Pronto Atendimento ) para Chapadinha, que irá desafogar o atendimento no HAPA e o início dos trabalhos para a construção do Hospital Regional de Chapadinha, com 50 leitos.

De acordo com a prefeita os débitos deixados pela antiga gestão estão impedindo a assinatura de convênios com o governo federal e uma das consequências disso é o impedimento de captação de recursos para construção de estradas. Apenas pequenas obras podem ser realizadas no município.

Quanto a coleta de lixo, a novidade foi o caminhão compactador com capacidade de armazenamento de 11 toneladas. O veículo agiliza o serviço e minimiza os impactos pela cidade.

“A população também deve fazer a parte dela, se organizando quanto aos dias da coleta de lixo para evitar sacolas nas ruas”, pediu a prefeita.

Na área da educação, os problemas são as obras inacabadas das escolas, falta de carteiras e de ventiladores. Os trabalhos para minimizar esses problemas estão sendo realizados, com reformas de carteiras, substituição das mais gastas e reposição de ventiladores, já quanto às obras das escolas ainda se busca uma solução que não prejudique os alunos. Para a educação infantil uma conquista inédita, o município busca parcerias para a confecção de livros e assim otimizar as aulas com recursos que facilitem o aprendizado.

Na área da Assistência Social, o cadastro para a moradia deve começar no mês de abril. A prefeita anunciou também, a assinatura de um contrato para a construção de mais 1.000 casas populares, onde serão construídos um CRAS e posto policial.

Na secretaria de Agricultura uma equipe técnica está de prontidão para atender ao pequeno produtor com informações sobre manejo correto de cada tipo de solo. A prefeitura firmou parcerias para a aquisição de insumos ao pequeno produtor.

Quanto aos semáforos, que queimam com as constantes variações de energia, o município já entrou em contato com uma empresa, especializada no ramo, para assumir esse serviço.

A iluminação pública também é outro desafio para o qual o governo municipal está atento. Só na zona rural são necessárias 6 mil luminárias. Um trabalho que deve ser realizado por etapas.

Outro assunto que gerou muitos questionamentos foi quanto ao pagamento dos servidores. A prefeita adiantou que será feito sempre no último dia útil do mês e que uma tabela com datas e prazos dos pagamentos deve ser divulgada até o fim desse mês.

“Meu compromisso é com o povo. Estou trabalhando para oferecer o melhor para nossa gente que já sofreu muito com o descaso. Agora é a hora de organizarmos a casa. Não podemos nos precipitar e atropelar as etapas. Mexer com dinheiro público requer cuidado e muita responsabilidade”, concluiu a prefeita.

Assessoria de Comunicação 
Fotos: Kim Pereira 










Salas de aula em condições desumanas na escola Dr. Almada Lima.

Salas de aula em condições desumanas na escola Dr. Almada Lima.

Salas quentes e outras deterioradas na escola Dr. Almada Lima

 escola Dr. Almada Lima Filho situada no bairro Terras Duras em Chapadinha, passa por momentos precários levando em conta a condição desumana que professores e alunos estão vivendo em atividades pedagógicas em sala de aula.

A situação começou desde o início deste ano depois que a prefeita Danúbia Carneiro resolveu colocar forro de PVC no teto das salas  e outras reformas. Apenas algumas salas receberam o forro sendo que outras não  foram concluídas. A princípio a ideia foi louvável, porém os projetos de reforma da referida escola, não incluiu a climatização. 

As salas funcionam com dois ventiladores, outras um apenas. O resultado é que o ambiente escolar, no período da tarde, fica em temperaturas elevadas e insuportáveis, prejudicando a saúde e aprendizagem dos alunos. A professora Francisca Costa relata que as vezes é preciso mudar de sala junto com seus alunos, quando os mesmos ficam sufocados.

A nova gestora, Regina Abreu,  informa que pilhas de material PVC para a confecção dos forros, foram levados por fornecedores da prefeitura, alegando não ter recebido o dinheiro pela ex-prefeita. Quanto aos ventiladores, ela disse que precisou comprar inúmeros aparelhos para atender as necessidades de cada sala, vez que praticamente todos estava com problemas. "Neste sábado (02) iremos receber alguns ventiladores consertados e colocar pelo menos três em cada sala com forro", promete a diretora.

A gestora comenta  que a reforma também seria nas paredes, uma vez que algumas salas foram derrubados parte do reboco, porém por motivos de falta de compromisso da administração anterior, a reforma não foi concluída.

Os professores aproveitaram a oportunidade para pedir a secretaria de Educação, para que junto ao sindicato seja logo posto em prática a lei constitucional da redução da carga horária para 13 horas conforme a lei em vigor do piso nacional do magistério (L11.738, Art. 2 § 4º). 

Os educadores reclamam que além de ministrar suas aulas em clima sufocante, os mesmos estão com a distribuição da carga horária de 16 horas, sendo que alguns são submetidos a 3hs/aulas de uma mesma disciplina. A professora Francisca Costa, disse que na tarde de hoje (01) iria denunciar essa situação desumana ao ministério público e ao conselho Tutelar, antes que os  miolos dos mestres e das crianças sejam totalmente fritados.

Os professores solicitam que a prefeita Belezinha e o secretário de Educação, Francejane Magalhães resolva urgentemente as reivindicações, pautadas nessa matéria. O SINDCHAP entrou em contato com o secretário e o mesmo vai conceder uma entrevista ao programa do sindicato neste domingo (03) às 9 horas da manhã na Rádio Cultura FM 87,9 para discutir as reivindicações da categoria e da sociedade de modo geral.

Enedilson Santos - Secretário do SINDCHAP.
Rede municipal de ensino conta com coordenação de educação especial

Rede municipal de ensino conta com coordenação de educação especial



Supervisores da rede municipal de ensino da zona urbana reuniram-se na manhã desta sexta ( 01 ), na secretaria de educação para discutirem as condições das escolas nesse início de ano letivo. A falta de carteiras foi um dos problemas apontados. Segundo o secretário de educação, Francejane Magalhães, já foi providenciada a recuperação de algumas e em outros casos, a aquisição de novas para repor as danificadas. E entrega está prevista para daqui a 15 dias, disse o secretário.

Na oportunidade também foi apresentada mais uma inovação no ensino municipal de Chapadinha. A partir de agora o município conta com a coordenação da educação especial. A responsável pelos trabalhos será a Dra Murta, que já adiantou o início das ações com um levantamento das deficiências dos alunos.


“ Será um trabalho específico com crianças que apresentem deficiência, independentemente, do grau de severidade, desde um distúrbio de leitura escrita ou discalculia (desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números ) , até uma deficiência mental mais severa”, disse a coordenadora.

Para a plenitude da inclusão educativa, após a identificação do quadro de cada aluno, por meio dos supervisores das escolas, serão realizadas terapias de fonoaudiologia e psicopedagogia com as crianças, capacitação com professores e palestras com as famílias para esclarecer as dúvidas de como proceder em cada caso.


O objetivo da coordenação é atingir a inclusão que gere paz social, onde todos: pais, filhos e professores consigam manter o mesmo diálogo em prol da educação.


Assessoria de comunicação
fotos: Kim Pereira
 






Vereadores dão entrada no pedido da CPI

Vereadores dão entrada no pedido da CPI

Onze dos quinze vereadores da Câmara Municipal de Chapadinha deram entrada ontem no pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades nos convênios celebrados pela secretaria municipal de educação do governo anterior. Assinaram o pedido os parlamentares Lívia Saraiva, Manim do PT, Irmão Carlos, Murici, Antônio Odilon, Eduardo Braga, Eduardo Sá, Toinho Marinheiro, Marcelo Meneses, Missicley e Francisca Aguiar.

Os vereadores de belezinha
O apoio dos parlamentares governistas foi fundamental para que o pedido de criação da CPI fosse encaminhado. Um dos destaques foi a vereadora Francisca Aguiar, que passou a compor a base do governo Belezinha. A adesão de Francisca Aguiar foi consolidada durante um almoço na casa do secretário de obras, Aluísio Santos, na última terça-feira (26)
Vereador Murici, Irmão Carlos.Lívia Saraiva, Raimundinha, Toinho Marinheiro,
Antônio Odylon, Francisca Aguiar, Maninho do PT e o secretário de obras, Aluísio Santos

Para Aluísio Santos, um dos articuladores desse acordo político, trata-se de uma vitória importante. “A vinda da vereadora Francisca Aguiar é fundamental, pois, além de fortalecer a administração, vai ajudar na aprovação de vários projetos de interesse da população de Chapadinha”, disse o secretário.

O secretário também destacou a importância da vereadora Francisca Aguiar no cenário político local. Ela tem experiência como parlamentar e está no sexto mandato. Com a adesão de Francisca Aguiar, outros parlamentares deverão em breve fazer o mesmo.


A explicação para isso é que o governo está cada vez mais fortalecido e tem demonstrado disposição para dialogar com todas as forças políticas. Além disso, os contatos feitos pela prefeita Belezinha com lideranças estaduais e com a governadora do Estado, Roseana Sarney, irão permitir trazer vários projetos importantes para o município.


Ivandro Coêlho, professor e jornalista.
Fonte: Blog Café Pequeno

Secretário de Saúde, encarregado e engenheiro vistoriam terreno destinado ao Hospital Regional

Secretário de Saúde, encarregado e engenheiro vistoriam terreno destinado ao Hospital Regional

Chapadinha-MA: Equipe responsável
Via rede social, o secretário de saúde de Chapadinha, Charles Bacellar, divulgou imagens de uma vistoria que realizou no terreno onde será construído o Hospital Regional, juntamente com o encarregado pela obra, Carlos Pereira, e o engenheiro responsável. Na ocasião, tinham em mãos a planta do projeto.
Chapadinha-MA: Planta Hospital Regional
O Hospital Especializado tipo I terá 50 leitos, centro cirúrgico com 4 salas, centro de imagens de tomografia, raio-x, ultrassom, mamografia, endoscopia, serviço de pronto atendimento 24 horas (SPA) e ainda laboratório de análises clínicas.

O valor está orçado em R$ 15.075.684,99, com prazo para conclusão em 18 meses. A empresa responsável pela obra é a Ires Engenharia Com. e Representação, com sede em São Luís.

A unidade deverá atender a região do Baixo Paranaíba.

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