A Casa do Artesanato foi o espaço escolhido para mais uma capacitação, agora, usando como obra prima a fibra de buriti, típico na região. O curso foi realizado em parceria com a Prefeitura de Chapadinha, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha.
A entrega de certificados aconteceu no último sábado (11), onde estava acontecendo a capacitação. Os 12 participantes tiveram 40h de aula concluídos com sucesso. Durante o curso foram confeccionados acessórios e utilitários, como bolsas, cestas, tapetes, entre outras muitas peças.
De acordo com a instrutora Antônia, a folha da palmeira de buriti tem inúmeras aplicações e ela ensina o processo desde a retirada na mata, os cuidados que se deve ter para não danificar a planta, o processo de secagem, até a aplicação final em peças artesanais. “A fibra do buriti é tecida e pode ser utilizados para fabricação de bolsas, chapéus, sandálias, redes, colares e cintos, além de se constituir como uma fonte de renda para as famílias”, explicou.
Segundo Batista, um dos mais entusiasmadas com o curso. Ele já trabalha há muito tempo com o artesanato. No curso descobriu muitas utilidades da fibra de buriti. “Estou feliz aprendi novidades com a fibra do buriti que não sabia. Essa capacitação foi muito importante para mim”, comemorou.
O presidente do Sindicato dos Produtores rurais de Chapadinha, José Luzia enfatizou que, “O curso é de grande importância onde podemos proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas, principalmente aquelas que mais precisam, através da capacitação. Aproveito para agradecer a instrutora que foi fundamental nesse processo e principalmente a Prefeita Belezinha pela parceria, pois foi fundamental da vinda do curso para nossa cidade”, disse José Luzia.
0 comments: