sábado, 13 de abril de 2013

Dr. Galdêncio Gomes é reempossado presidente da OAB subseção de Chapadinha

Dr. Galdêncio Gomes é reempossado presidente da OAB subseção de Chapadinha


Na última quinta (11) aconteceu a Solenidade de Posse e Compromisso da nova Diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil do município de Chapadinha.
Dr. Galdêncio que foi empossado para o triênio 2013/2015, exerce o cargo pela segunda vez. Ele encabeçou a chapa “Dr. Tomé de Gomes Lima” que também era composta pelos advogados, Almir Lopes Moreira Filho (vice-presidente); Meuseana Almeida dos Reis (secretária geral); Raimundo Elcio Aguiar de Sousa (secretário geral adjunto); e Gilmara Lima de Almeida (tesoureira).
A solenidade que deu posse a nova diretoria foi presidida pelo presidente da OAB/MA, Mário Macieira, no Buteco Bar, antigo Di Capri, e contou ainda com a participação de autoridades locais, como a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, o secretário de saúde, Dr. Charles Bacellar, o presidente da Câmara, Balequinho, o Promotor de Justiça, Benedito Coroba, o delegado de Polícia, Jayron Timbó, o diretor do CPD, Perez Galvão, Titular da Receita Rederal, Hildegard Galvão, o Maçom Delmar Carneiro, o Conselheiro OAB/MA, Dr. Erivelton Lago, entre outros.
A OAB/Chapadinha abrange os municípios de Vargem Grande, Urbano Santos, Santa Quitéria, Buriti, Brejo, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Araioses e Tutóia.
Texto: Brendha Gomes
Fotos Kim Pereira
Para ver o álbum completo CLIQUE AQUI 


























































Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde participam de seminário sobre Bolsa Família, em São Luís

Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde participam de seminário sobre Bolsa Família, em São Luís


Na foto:  Osny Menezes (operador master da Educação), Marjorie Mesquita(coordenadora da atenção básica), Márcia Portela (Adjunta de Assistência Social),
Pedro Cunha (coordenador do Bolsa Família), e  Francisco Vale (conselheiro)

Representantes das secretárias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde participaram entre os dias 9 e 11 do seminário "Fortalecimento da Intersetorialidade do programa Bolsa-Família no Estado do Maranhão”, direcionado para gestores municipais, coordenadores, secretários e técnicos do programa Bolsa-Família.

O encontro que discutiu a gestão e controle social do Bolsa Família, teve como objetivo orientar e capacitar coordenadores e gestores para que o programa chegue às comunidades e famílias de baixa renda que necessitam do benefício.
 
Entre os temas debatidos estavam o Fortalecimento das Políticas Intersetoriais na Implementação do Programa Bolsa Família; Segurança de Renda como Função da Seguridade e da Política de Assistência Social no Sistema Único de Assistência Social; e o Papel Institucional da Caixa Econômica Federal no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família.




As adjuntas Valéria Gonelli (Secretaria Nacional de Assistência Social) e Márcia Portela (SEMAS-Chapadinha)
De acordo com a adjunta de Assistência Social, Márcia Portela durante o evento foi discutido a importância da atualização de cadastros e relatório, bem como o monitoramento escolar dos beneficiários. “Um momento como esse é fundamental para os municípios, pois possibilita um esclarecimento mais abrangente do programa, o que consequentemente será refletido no combate à miséria e pobreza”- declarou Márcia.

Além da adjunta da Assistência Social, participaram ainda do evento o coordenador do Bolsa Família, Pedro Cunha, o conselheiro Francisco Vale, operador master da Educação, Osny Menezes e a coordenadora da atenção básica, Marjorie Mesquita.


Por:  Assessoria de Comunicação
Prefeita Ducilene Belezinha, promotor de justiça e secretários visitam escolas com reformas inacabadas

Prefeita Ducilene Belezinha, promotor de justiça e secretários visitam escolas com reformas inacabadas



A prefeita Ducilene Belezinha, o secretário de obras, Aluísio Santos, a adjunta, Rita Sandreya Cantanhede, o promotor de justiça, Douglas Nojosa, o oficial de justiça, Joel Rodrigues, a secretária adjunta de educação, Maria Coelho e o diretor do patrimônio público, Raimundo Nonato do Nascimento visitaram na manhã da última quinta-feira ( 11 ), cinco escolas e duas creches na cidade, onde foram iniciadas obras de reforma e construção pela gestão anterior, mas que não foram concluídas.
Essa visita foi agendada em reunião na promotoria no dia 20 de março, quando os secretários de administração, Ilmar Mota, de educação, Francejane Magalhães, adjunta, Maria Coelho e de obras, Aluísio Santos apresentaram documentos onde constavam valores que já haviam sido gastos para a realização das reformas das escolas.
De acordo com o secretário de obras, Aluísio Santos, a visita teve como objetivo constatar, in loco, a situação que já havia sido apresentada à promotoria por meio de relatórios e documentos apresentando a atual situação dos prédios em questão. Com base no relatório, as reformas das escolas foram licitadas no ano de 2011, mas os trabalhos só teriam sido iniciados em dezembro de 2012. As obras são para 10 escolas na sede e mais de 30 para a zona rural.


Convidamos o promotor, que nos atendeu prontamente, para verificarmos pessoalmente, como algumas unidades escolares nos foram entregues. Viemos comprovar o que já consta no relatório feito pela secretaria de obras e que já havia sido enviado para a promotoria, descrevendo o problema de cada escola e creche”, disse o secretário.
A primeira escola a ser visitada foi a Unidade Almada Lima, lá o grupo foi recebido pela diretora, Regina Cláudia Abreu, eles passaram por todas as salas e algumas chamaram a atenção por causa do forte calor. O forro foi instalado, mas não foram feitas entradas e saídas de ar, deixando os alunos em ambientes muito quentes, dificultando a permanência nesses locais, principalmente no turno vespertino.




A segunda escola a ser visitada foi a Unidade Integrada Sebastião R. Lobo, no bairro do Caterpillar. A diretora, Aurilúcia Meneses, mostrou os pontos mais críticos da escola. O piso inacabado e com falhas no alinhamento podem se gerar acidentes.




Durante as visitas a prefeita Ducilene Belezinha passou por cada sala de todas as unidades, falou com os alunos e ouviu dos pequenos quais os problemas nas escolas.


Exemplo foi a pequena Maria Eduarda de apenas 8 anos da Escola Nossa Senhora Aparecida. A estudante destacou os problemas da escola.


Perguntei para a prefeita quando nossa escola vai ficar pronta, porque aqui tá muito quente. Eu queria uma escola bonita e limpa pra estudar”, disse a aluna do 2ª ano B.
Na escola Nossa Senhora Aparecida, o rejunte só foi iniciado, o forro do pátio ameaça cair e os banheiros apresentam várias deficiências.



Situação semelhante na escola Manoel José de Santana, onde o pátio da unidade foi ocupado por material de construção, mas os trabalhos foram paralisados apresentando riscos de acidentes.
Outra escola que também precisa ser observada é o Alexandre Costa, lá o piso só foi colocado em parte da unidade e o resto apresenta falhas, a diretoria divide o mesmo espaço que a biblioteca.
O diretor, Marco Antônio C. Martins, apresentou documentos, que recebeu assim que assumiu o cargo, e também destacou o que teve que ser feito na escola para que as aulas fossem iniciadas no período certo para que as crianças não tivessem o calendário escolar prejudicado.


De acordo com o promotor de justiça, Douglas Assunção Nojosa, a visita serviu para observar de perto, os problemas que os alunos e professores da rede municipal enfrentam diariamente com as obras inacabadas.



Estamos verificando os problemas dessas unidades escolares e conversando com os diretores para sabermos quais as dificuldades. O próximo passo é saber quanto foi gasto no início dessas reformas e obras que não foram concluídas e responsabilizarmos cada um por seus atos”, disse o promotor.
Esses são apenas alguns dos problemas visivelmente perceptíveis, pois além desses tem também as obras iniciadas com recursos do governo federal. Duas creches, uma no bairro do Areal e outra na Praça do Viva, Campo Velho.
No canteiro de obras dessas duas creches, o material já adquirido se deteriora com a ação do tempo e as empresas responsáveis pelos trabalhos não voltaram mais para o local desde o início da nova gestão.




Para a prefeita Ducilene Belezinha, a urgência em resolver a situação das escolas é muito grande, mas a prefeitura só poderá fazer algo quando as empresas apresentarem a documentação dos serviços já realizados, valores gastos e saber se elas irão concluir os trabalhos.




Só podemos fazer algo quando tivermos o respaldo judicial para concluirmos os trabalhos, pois essas obras não foram iniciadas por nossa gestão e mexer em alguma unidade escolar nesse momento, pode nos tornar cooresponsáveis. Agradecemos a vinda do Dr. Nojosa e contamos com o apoio da justiça para resolvermos o quanto antes essa situação, pois nossas crianças precisam de locais dignos para estudar”, concluiu a prefeita.
A visita se encerrou na construção da creche na Praça do Viva, lá o acesso à obra estava interditado e o grupo não pode entrar para checar a situação da obra.





A próxima visita será realizadas em escolas da zona rural no próximo dia 18.
Escolas visitadas:
Unidade Escolar Dr. Almada Lima
Unidade Integrada Sebastião R. Lobo
Unidade Escolar Nossa Senhora Aparecida
Creche do Areal
Unidade Integrada Manoel José de Santana
Colégio Alexandre Costa
Creche na Praça do Viva


Por: Assessoria de Comunicação 
Foto: kim Pereira












sexta-feira, 12 de abril de 2013

Prefeita Ducilene Belezinha participa de reunião com supervisores e diretores

Prefeita Ducilene Belezinha participa de reunião com supervisores e diretores



A prefeita Ducilene Belezinha participou da reunião na tarde desta quarta-feira ( 10 ), no auditório da prefeitura com supervisores e diretores das escolas da rede municipal de ensino. Os secretários de educação, Francejane Magalhães, a adjunta Maria Coelho e o secretário de ssistência social, Francisco Paiva, também participaram.
O evento teve como objetivo tratar vários assuntos da categoria. Entre eles, a importância do acompanhamento da frequência escolar e controle do horário. Foram discutidas as atribuições do supervisor e do diretor para que o desenvolvimento pedagógico nas escolas aconteça de maneira integrada com todos os profissionais.
Na oportunidade também foi explicado o contexto da Prova Brasil e a importância dessa avaliação para a educação na cidade e zona rural.


Precisamos que nossos diretores e supervisores estejam atentos aos critérios e consequências da não participação dos alunos e dos resultados dessa avaliação, pois a Prova Brasil, que trata de uma avaliação nacional do rendimento escolar, é aplicada nas escolas de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. E o resultado dessas provas servem de cálculo para o Ideb”, destacou a secretaria adjunta de educação, Maria Coelho.
O secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, destacou a importância do acompanhamento da frequência escolar, pois além do prejuízo no aprendizado da criança o agravante é que em algumas situações a escola não envia o relatório correto da frequência, o que resulta em complicações para famílias beneficiárias do Bolsa Família.


Nas escolas é que estamos tendo problemas para atualizar a situação de muitas famílias do Bolsa Família, pois a frequência escolar das crianças não está chegando na secretaria. Pedimos mais empenho e cuidado com esse documento”, disse o secretário.
Na oportunidade também foi apresentado o PAR ( Plano Articulado ), que trata de todas as ações que podem ser desenvolvidas na escola. Os profissionais da educação devem ficar atentos aos prazos ( 30 de abril ) para passar as informações ( situação da escola ) pro sistema.
A prefeita Ducilene Belezinha reforçou o compromisso do município com a educação e esclareceu que os alunos da rede municipal de ensino receberão o fardamento.


“ Ainda estamos em fase de licitação, por isso os uniformes ainda não foram entregues. Pedimos a compreensão de pais e alunos, pois precisamos saber a quantidade certa que deve ser licitada. Além dos uniformes estamos também providenciado o material didático”, disse Ducilene Belezinha.
Esse encontro foi desenvolvido em dois momentos. Na última quarta-feira ( 03 ) o encontro para repassar essas informações foi realizada com supervisores e diretores da zona rural e hoje, com os profissionais da cidade.

Por: Assessoria de Comunicação 
Foto: Kim Pereira
















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