quarta-feira, 6 de março de 2013

Inscrições para o PETI terminam nesta sexta (8)

Inscrições para o PETI terminam nesta sexta (8)



Últimas chamadas para as matriculas do programa de erradicação do trabalho infantil PETI. O aviso foi repassado pela secretaria de Assistência Social, por meio da coordenação do PETI, que está com as inscrições em aberto desde o dia 4.

As inscrições deverão ser efetuadas nos horários de 7h30 as 11h e 14h as 17h nos núcleos instalados em cada bairro. (Veja relação abaixo*)
A coordenadora do programa, Geyziane Silva, lembra que no ato da inscrição, os pais ou responsáveis deverão ter em mãos os seguintes documentos:: RG e CPF do responsável, Cartão do Bolsa Família, comprovante de residência, Cópia da Certidão de Nascimento da Criança. O programa atende crianças de 7 a 15 anos.
 
O PROGRAMA
As famílias são selecionadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, que exige renda familiar de até ½ salário mínimo e a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce (exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos).
 
O Programa visa, além de proteger a criança e o adolescente de todas as formas de exploração do trabalho, contribuir para o seu desenvolvimento integral, oportunizando acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura, profissionalização e convivência familiar e comunitária.

Confira a relação dos núcleos que estão realizando as inscrições:
Zona Urbana

Aparecida: Capela Nossa Senhora Aparecida
Areal: Capela São Camilo
São José: Escola Adalina Silva Machado
Corrente: Associação dos diabéticos
Campo Velho: Associação dos moradores
Terras Duras: Igreja Nossa Senhora da Conceição
Boa Vista: Escola Gonçalves Dias
Vila Isamara: Escola Ana Fortes Meneses
Zona Rural
Inhambú: Escola do povoado
São José: Capela do povoado
Pitombeira II: Escola do povoado

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 5 de março de 2013

Coordenação de Laboratório de Chapadinha reúne-se com bioquímicos

Coordenação de Laboratório de Chapadinha reúne-se com bioquímicos




A reunião aconteceu na tarde desta terça ( 05 ), na secretaria municipal de saúde e contou com a presença dos bioquímicos, que prestam serviço para o município de Chapadinha. O objetivo do encontro foi definir a escala de trabalho dos profissionais, bem como as rotinas para um melhor aproveitamento dos serviços oferecidos à população.

De acordo com o coordenador de laboratório, Tito Dantas Neto, esses encontros são importantes para avaliar o desempenho de cada profissional e assim estabelecer metas de atendimento.

Na oportunidade também foi discutida a viabilidade de treinamentos para a operacionalização dos equipamentos do laboratório.

“Tivemos um contratempo quanto a conclusão dos serviços de reforma do laboratório, mas a população pode ficar despreocupada, pois todos os exames laboratoriais do sistema público de saúde, tanto do HAPA quanto do Benu Mendes, estão sendo feitos normalmente” afirmou o coordenador.

Assessoria de Comunicação 




Prefeitura de Chapadinha decreta luto pela morte do ex prefeito Raimundo Nazareh Oliveira

Prefeitura de Chapadinha decreta luto pela morte do ex prefeito Raimundo Nazareh Oliveira


A prefeitura de Chapadinha, decretou nesta terça-feira, dia 05 de março, Luto Oficial de três dias no referido município pelo falecimento do ex prefeito, RAIMUNDO NAZAREH OLIVEIRA.
Natural de Riachão- MA, Raimundo Oliveira foi prefeito de Chapadinha no período de 1961 a 1965. Raimundo Oliveira morreu no último domingo ( 03 ), em São Luís aos 88 anos de idade.

Assessoria de Comunicação 


Meia entrada: Um direito do estudante

Meia entrada: Um direito do estudante


A Central Estudantil do Baixo Parnaíba, inicia os trabalhos de cadastros de carteiras estudantis, do ano 2013.

Por isso, prezados estudantes, façam logo seu cadastro e aproveite os benefícios, como meia entrada em parques, circos, shows, entre outros convênios oferecidos pela entidade.

Veja a baixo a Lei da meia entrada:


ESTADO DO MARANHÃO
PRFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADINHA
AV. PRESIDENTE VARGAS, 310 – CENTRO
CHAPADINHA – MA

Lei nº 997/2005 de 20 de maio de 2005.



                     “Dispõe sobre a alteração do Art. 1° e inclusão do parágrafo único da lei                             nº           941/2002, que trata sobre a entrada de estudantes do Ensino Médio e superior em eventos desportivos,      culturais e pontos turísticos  e dá outras providências “




O prefeito Municipal de chapadinha, no uso de suas de suas atribuições legais. Faço saber que a câmara Municipal aprova e eu sanciono a seguinte Lei:


 Art. 1° - Altera o artigo 1° e inclui Parágrafo único na Lei n° 941/2002, passando a ter a seguinte redação:

Art. 1° - Fica assegurado aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental e médio da rede pública municipal, estadual e privada existentes em Chapadinha, o pagamento de meio entrada do valor efetivamente cobrado para o ingresso em parque de diversões, casas de shows, de espetáculos teatrais, musicais e circenses, em casa de exibição cinematográfica, praças esportivas e similares das áreas de esporte, cultura e lazer de Chapadinha, na conformidade da presente Lei.

Parágrafo Único – Caberá à Prefeitura Municipal, através dos órgãos responsáveis pela cultura esporte e lazer, defesa do consumidor e ao Ministério Público Estadual , a fiscalização e a cominação de sanções administrativas legais, aplicando multa no valor de R$ 100,00 ( cem reais), mediante reclamação individual ocorrida a partir da 3ª ( terceira) incidência, bem como suspensão de alvará de funcionamento do estabelecimento .

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

Chapadinha – MA, 20 de maio de 2005, 183° da Independência e 116° da República

 Do Blog Helton Carlos
Confira a programação para o DIA DA MULHER

Confira a programação para o DIA DA MULHER

A prefeitura municipal de Chapadinha, através da secretaria da Mulher, prepara uma programação diversificada para homenagear as mulheres chapadinhenses no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher.

Uma parceria entre as secretarias de Saúde, Igualdade Racial, Cultura e Assistência Social vai promover uma serie de atividades que incluem a entrega de título de cidadã chapadinhense; reconhecimento e valorização profissional, palestras onde serão abordados o enfrentamento à violência e saúde da mulher, realização de exames preventivos, atendimento odontológico, avaliação nutricional, danças entre outros.

De acordo com a secretária da Mulher, Nildinha Teles, todas as atividades serão compartilhadas com as demais áreas do governo, envolvendo também toda a comunidade. “O nosso objetivo é promover um momento diferente para as mulheres do município que muitas vezes estão bastante atarefadas com as atribuições do trabalho e da família, precisam de um momento único e exclusivo para elas, queremos envolve-las em atividades culturais e de bem estar”, - disse ela.
 
O evento será realizado nas dependências do Aldeota Clube, durante todo o dia.

 

Programação


Local:
 Aldeota Clube



PALAESTRAS

8h00 as 09h00- Violência contra a Mulher(Dr. Mary Jane)

009h00 às 10h00Saúde da mulher(Dr Eliana Marchi)

AÇÕES
08h00 às 16h00
Realização de exames preventivos;
Atendimento odontológico e avaliação nutricional;
Profissionais da Assistência como: Psicólogo e Assistente Social com atendimento informativo, “tirando duvidas”;
Distribuição do livro com a lei Maria da Penha;
Dança, entre outros.
Câmara Municipal
Entrega de título de cidadã chapadinhense

Assessoria de Comunicação 
 Chapadinha participa do lançamento do Projeto “Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial”, em São Luis

Chapadinha participa do lançamento do Projeto “Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial”, em São Luis


 Os secretários municipais de Cultura (adjunta Leandra Lima) e Igualdade Racial (Chiquinha Pessoa) estiveram na manhã de hoje (5) juntamente com a prefeita Ducilene Belezinha, participando do lançamento do Projeto “Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial”, promovido pela Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (Seir), órgão vinculado à Casa Civil.

O projeto tem por objetivo realizar ações efetivas de enfrentamento ao racismo e de superação das desigualdades raciais. Chapadinha está entre os 72 municípios que serão atendidos e que integram o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), instituído visando à implementação de estratégias para a incorporação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial nas ações governamentais de estados e municípios.


Além de prefeitos e secretários de todo o Estado, o evento contou com a participação de secretários de estado, representantes de órgãos federais, de organizações da sociedade civil, dos movimentos sociais, dos conselhos de igualdade racial e de direitos humanos.

O Projeto
O Projeto “Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial” será financiado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR) e pelo Governo do Estado. Ao todo será investido no projeto o valor total de R$ 495.657,00, desses R$ 455. 338,00 serão investidos pela Seppir e R$ 40.319,00 serão disponibilizados como contrapartida pelo Estado.

A execução do projeto será efetivada pela Seir com o apoio da Casa Civil, em parceria com as prefeituras municipais, organizações não governamentais e o Conselho Estadual de Igualdade Étnico-Racial.
 
Pelo projeto, a Seir irá fomentar a criação/estruturação de Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, além de promover capacitações de aproximadamente 1.800 gestores públicos, conselheiros, representantes da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias para atuação qualificada nos conselhos e ainda, realizar o assessoramento aos municípios na elaboração, execução, monitoramento e avaliação dos planos municipais de promoção da igualdade racial.
 
As ações serão focadas, principalmente, na formação dos gestores municipais da política de igualdade racial para isso haverá capacitações, realização de seminários, entrega de kits contendo computadores, mesas, cadeiras e materiais de escritório para estruturação do órgão gestor da política.

Por ASCOM e SEIR


Prefeitos e Secretários Municipais dos 27 Municípios que Integram as Regiões de Chapadinha e Itapecuru-Mirim Discutem Oferta de Serviços de Saúde por Região

Prefeitos e Secretários Municipais dos 27 Municípios que Integram as Regiões de Chapadinha e Itapecuru-Mirim Discutem Oferta de Serviços de Saúde por Região


O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, reuniu nesta segunda-feira (4), em São Luís, prefeitos e secretários municipais de saúde dos 27 municípios que integram as regiões de saúde de Chapadinha e Itapecuru-Mirim para discutir a redistribuição dos serviços e recursos de média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) do Maranhão. "Quero firmar o compromisso de fazer um novo sistema de saúde pública no nosso estado, que atenda o paciente perto de sua casa, com maior conforto e melhor atendimento", declarou ele. Foi o primeiro de uma série de encontros que reunirá todos os municípios maranhenses para a elaboração da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) do Maranhão.

Os 27 gestores municipais das regiões de Chapadinha e Itapecuru-Mirim ouviram atentamente as explicações do secretário de saúde sobre a definição dos procedimentos que cada município precisa oferecer para fazer a pactuação na média complexidade, dentro de sua região. "É preciso identificar os municípios que têm capacidade instalada e profissionais qualificados para dar aos pacientes assistência e tratamento completos. Os municípios que pactuarem para receber os pacientes de média terão que atender a sua necessidade e a dos municípios vizinhos", explicou Ricardo Murad.

A rede de média complexidade dos serviços de saúde é a segunda etapa na formação do PGASS. Já foi definido entre prefeitos e secretários de saúde o perfil mínimo que cada município precisa oferecer para receber os recursos do SUS, com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, uma sala de estabilização, uma ou duas salas de parto normal, 20 leitos de internação e observação clínica, laboratório de análises clínicas (básico) e aparelho de Raio-X.

Para receber pacientes de média complexidade, os municípios podem se habilitar a ter centro de especialidades médicas (com ambulatórios de cardiologista, ortopedista, neurologista, oftalmologia, otorrinolaringologista, nefrologia, reumatologia, urologista e endocrinologista), maternidade de risco habitual, hospital materno-infantil e hospital geral. "Todos estes profissionais precisam atender 24 horas, e não apenas uma vez na semana, como é costume nos municípios", ressaltou o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite. Também estavam presentes técnicos de saúde das áreas de Planejamento, Vigilância em Saúde, Rede de Serviços, Controle de Avaliação, Regulação e Atenção Primária.

Na elaboração da PGASS, cada região precisa ter também uma maternidade de risco habitual que ofereça laboratório de patologia clínica (básico+sorologia), ultrassonografia obstétrica, agência transfusional, médicos gineco-obstetra, anestesista, pediatra e enfermeiro com habilitação em obstetrícia. A maternidade precisa estar equipada com farmácia hospitalar, 40 leitos, centro obstétrico com uma sala para cirurgia e outra para parto normal, sala de recuperação anestésica, sala de recém nascido, central de material esterilizado, lavanderia hospitalar, ambiência com alojamento conjunto, cozinha, lactário e refeitório.

A região vai ter um hospital materno infantil com consultório médico, consultório de enfermagem e outros profissionais, laboratório de patologia clínica, Raio-X e ultrassonografia obstétrica com dopler; médico gineco-obstetra, médico anestesista, pediatra, enfermeiro com habilitação em obstetrícia e internação com farmácia hospitalar, 50 leitos (leitos de obstetrícia clínica e cirúrgica e leitos de pediatria clínica e cirúrgica), centro obstétrico com 1 sala de cirurgia, 1 para parto normal; sala de recuperação anestésica, sala de recém nascido, central de esterilização, lavanderia hospitalar, ambiência com alojamento conjunto, agência transfusional, cozinha, lactário e refeitório.

Para uma população de 200 mil habitantes, a região de saúde deverá ter um hospital geral de 50 leitos para receber os pacientes de urgência referenciados pelos municípios. Ele precisa oferecer as especialidades de clínicas básicas (médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica) e ambulatórios (consultório médico, para outros profissionais e laboratório de patologia clínica), serviço de imagem, (Raio-X e ultra-som), centro cirúrgico (cirurgia geral, recuperação anestésica, central de esterilização e lavanderia), 50 leitos para internação (clínicos, cirurgia geral, gineco-obstetra, pediatria e Unidade de Cuidados Intermediários) e equipe médica composta de clínico geral, cirurgião, gineco-obstetra, pediatra e médico anestesiologista.

Presentes, representantes dos municípios de Chapadinha, Anapurus, Brejo, Santa Quitéria, Araioses, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulinho Neves, Santana do Maranhão, São Bernardo, Tutóia, Magalhães de Almeida e Água Doce. Da regional de Itapecuru participaram os representantes de Anajatuba, Arari, Belágua, Matões, Miranda, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande, Vitória do Mearim e Cantanhêde.


Ascom /SES-MA

Blog ChpadinhaSite.com

Jardim de Infância Anjo da Guarda - 40 anos de História.

Jardim de Infância Anjo da Guarda - 40 anos de História.

O Jardim de Infância Anjo da Guarda já iniciou suas atividades em comemoração aos 40 anos de sua fundação. A culminância dos 40 anos de fundação acontecerá em outubro.

Do Blog do Professor Damiani

A escola está muito bem ornamentada com mensagens e painéis tornando o ambiente agradável e educativo. Algumas atividades especiais estão na programação e serão desenvolvidas pela  equipe da escola, resgatando a história da instituição educativa.

 Com o tema "Ensinando o pequeno a tornar-se grande", a escola atende a comunidade do bairro da Cruz e adjacências desde 1973, sempre com dedicação e carinho necessários ao desenvolvimento saudável das crianças matriculadas.

Atualmente atende a 132 alunos: 79 no turno matutino e 53 no turno vespertino.

Com um quadro de 23 funcionários, a gestora Elizangela Nunes dos Santos(ex-aluna), as assistentes de direção  Maria Rosiane Martins Oliveira e Jaqueline Alves Bezerra e a supervisora Antonia da Conceição da Silva, com toda sua equipe, têm procurado desenvolver um trabalho que atenda o desenvolvimento integral das crianças como sujeitos sócio históricos, oferecendo as condições para a aprendizagem por meio do lúdico e atividades de natureza diversificada.

À gestora Elizangela Nunes e a toda sua equipe um excelente trabalho junto aos alunos e comunidade do bairro da Cruz e nossos parabéns pelos 40 anos de sua fundação.

Blog do Professor  Damiani 


segunda-feira, 4 de março de 2013

Secretaria de Assistência Social programa mutirão para cadastro do Bolsa Família

Secretaria de Assistência Social programa mutirão para cadastro do Bolsa Família




A equipe da secretaria da assistência social deve realizar uma força tarefa, a partir da próxima semana, para fazer um levantamento da real situação das famílias que tiveram seus benefícios do Bolsa Família, cancelados. Os trabalhos devem ser intensificados até o fim desse mês, prazo que termina a realização do cadastro e recadastro. A informação foi dada pelo secretário Francisco das Chagas Lima Paiva, em entrevista concedida ao programa Balanço Geral da Rádio Cultura FM, na tarde desta segunda (04 ).

De acordo com o secretário, hoje, 2.900 famílias, beneficiárias do programa, estão com seus cadastros sob auditoria por não terem atualizado as informações junto ao governo federal, com inclusão ou exclusão de dependentes e até aumento da renda familiar. E mais 269 tiveram os benefícios cancelados por falta de atualização de dados.


“O cadastro deve ser feito a cada dois anos. A família que não repassar as informações corretas corre o risco de perderem o benefício. Esses dados são lançados para o MDS que faz o cruzamento de informações que podem se chocar, por isso precisamos que todos colaborem. Não queremos e prejudicar ninguém. Quem tem direito ao benefício vai ser receber”, disse o secretário.

De acordo com a assistente técnica do programa, Andiara Melo, criou-se uma especulação em torno da variação do valor pago pelo Bolsa Família, ela esclareceu que mesmo o cartão sendo um só, algumas famílias recebem, temporariamente, outros benefícios que após um período são retirados.


“ São vários programas inclusos no CadÚnico que pode abranger outros benefícios. A família deve ficar atenta aos prazos de duração de cada benefício para não ser pega de surpresa com a retirada de algum valor”, disse a assistente.

Quanto aos boatos de que o município estaria realizando corte nos valores do programa e excluindo famílias, o coordenador, Pedro Cunha, esclareceu que só quem tem o poder de fazer qualquer alteração é o governo federal.



“A secretaria não tem acesso às contas. O papel do município é fazer o acompanhamento pelo sistema que faz o cruzamento de dados e após isso realiza a triagem para saber quem se enquadra no perfil do programa”, informou o coordenador.
A equipe da secretaria respondeu a perguntas feitas pelos ouvintes, que por telefone, participaram da entrevista.

Um dos principais questionamentos diz respeito a quem tem direito ao benefício. O calculo básico é a renda familiar que não pode passar de R$ 140 per capita, ou seja, a soma total da renda da família não pode passar de R$ 140 reais por pessoa.

Para a realização do mutirão, a secretaria de saúde também deve colaborar com o trabalho dos agentes comunitários de saúde que farão a busca por domicílio.

“ A cidade foi dividida em 5 polos ( Areal, Terras Duras, Campo Velho, Corrente e na sede para atender a zona rural ). Se houver necessidade ampliaremos o número de polos para atendermos a todos” esclareceu o secretário.

O secretário adiantou também, que após o término dos trabalhos de cadastro e recadastro, a secretaria deve realizar a busca ativa de famílias, que tem direito, mas que ainda não inclusas nos programas do governo federal. 

Assessoria de Comunicação 


DMT prepara lançamento da segunda etapa de campanha educativa

DMT prepara lançamento da segunda etapa de campanha educativa


O departamento municipal de trânsito reuniu-se na manhã desta segunda-feira (4) com os representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, secretaria de Saúde e outros órgãos para tratar da segunda etapa da campanha educativa para um trânsito seguro.

Na pauta foram debatidas as propostas para a criação de um mascote da Campanha, palestras nas escolas públicas e privadas explorando imagens com registro de acidentes graves, confecção de folder e cartazes informativos, dentre outros.
 
Na ocasião foi definida ainda a formação de várias equipes que atuarão como coordenadores e técnicos de trabalho responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos.
 
Assessoria de Comunicação
Governo abre inscrições para cursos da Plataforma Freire de educação básica

Governo abre inscrições para cursos da Plataforma Freire de educação básica


Brasília -Os professores da educação básica em exercício que desejam concorrer às 34.155 vagas de cursos superiores em licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica em instituições de educação superior têm até o dia 18 de março para se cadastrar na Plataforma Freire. As inscrições para os cursos presenciais de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) estão abertas desde a última segunda-feira (11).

Os interessados em participar precisam estar cadastrados na base de dados do Educacenso, na função docente ou tradutor intérprete de libras. Para ser selecionado, é preciso também ter a pré-inscrição validada pela secretaria de Educação do estado ou órgão equivalente a que esteja vinculado.

Cada curso tem sua exigência. Para os cursos de licenciatura, docentes e tradutores intérpretes de libras devem estar em exercício na rede pública da educação básica e não ter formação superior. Caso tenham essa formação eles precisam se dispor a fazer o curso de licenciatura na área em que atuam em sala de aula. Nos programas de segunda licenciatura, podem pré-inscrever-se aqueles que tenham uma licenciatura, mas que atuem em área distinta dessa formação. Nos programas de formação pedagógica, podem se pré-inscrever graduados não licenciados.

Lançado em 2009, o Parfor tem o objetivo de capacitar docentes que não têm a formação mínima exigida por lei – ou não fizeram o ensino superior ou cursaram graduação em áreas diferentes daquela em que lecionam. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são mais de 92 instituições de educação superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 unidades da Federação.

Segundo o MEC, estão matriculados no Parfor cerca de 52 mil professores em cursos presenciais. A meta para 2014 é formar 70 mil docentes, tanto na modalidade presencial quanto a distância.
 

* Mais informações através da Coordenação pedagógica da secretaria municipal de Chapadinha.

Assessoria de Comunicação
AVISO: Secretaria de Igualdade Racial realiza cadastro para Plano Anual de Atividades

AVISO: Secretaria de Igualdade Racial realiza cadastro para Plano Anual de Atividades




A Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial divulgou  na manhã de hoje (4) nota convocando todas as entidades Afro-Brasileiras a realizarem o cadastro anual de atividades da secretaria que tem por objetivo promover a igualdade racial.

 

AVISO


A Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial comunica a todas as Comunidades Quilombolas, Grupos de Danças da Cultura AFRO-Brasileira, Associações, Fundações e demais seguimentos afins, que está realizando o Cadastro de Entidades nas dependências da Secretaria - situada no prédio da Prefeitura e por meio de nossos Técnicos.


O presente Cadastro faz parte de nosso Plano Anual de Atividades que norteará os caminhos a serem percorridos nas Políticas Públicas Afirmativas da Promoção da Igualdade Racial. O período de Cadastro estará aberto de 04 a 31 de março de 2013, das 8h às 12h.
Assessoria de Comunicação


Chapadinha-MA, 01 de março de 2013

Chiquinha Pessoa
Secretária Municipal da Igualdade Racial
Posto de Identificação inicia emissão de RG do mês de março

Posto de Identificação inicia emissão de RG do mês de março



A prefeitura municipal de Chapadinha, através do Departamento de Identificação, que controla e realiza a emissão de documento de identidade, começou hoje (4) a emitir o lote de primeira via referente ao mês de março.

De acordo com o diretor do departamento, Lindberg Pessoa, o Estado só libera a confecção de 30 (trinta) unidades de 1ª vias, e a demanda é três vezes maior do que esse número. Os moradores da zona rural são os que mais solicitam a retirada do primeiro documento, enquanto os da área urbana buscam pela segunda via.

"Estamos tentando negociar com o Estado a possibilidade de aumentar esse número, para poder suprir a necessidade local, e para isso temos recebido total apoio do governo municipal” – disse o diretor.
O chefe do setor avisou ainda que as carteiras confeccionadas em fevereiro já estão a disposição para fazer a retirada.
 
Para fazer 1ª e 2ª Via da Identidade o munícipe deve comparecer ao setor de identificação portando os seguintes documentos: original e cópia simples da certidão de nascimento ou certidão de casamento (obrigatório para quem é casado), duas fotos padrão identidade 3x4. Caso a pessoa seja menor de 18 anos tem que estar acompanhado do pai ou da mãe obrigatoriamente portando a cópia da identidade do responsável.
 
O Registro Geral - RG ou Carteira de Identidade é um documento de extrema importância para todo o cidadão brasileiro. Ele é o principal documento de identificação do país e tem a finalidade de provar a identidade de uma pessoa, além de ser necessário para solicitação de outros documentos. Sem o RG não é possível abrir conta em banco nem mesmo prestar concurso público.

Serviços1ª Via do RG: Gratuita
2ª Via do RG: R$ 22,56
O setor de identificação funciona na sede da prefeitura de Chapadinha, Rua Presidente Vargas, 310- Centro das 8h às 12h00.


Assessoria de Comunicação 
Acidente! Hilux capota trés vezes próximo a Anapurus, veja a matéria completa

Acidente! Hilux capota trés vezes próximo a Anapurus, veja a matéria completa

O acidente aconteceu no inicio da tarde desse domingo (03),por volta das 17:30 Hs, no trecho que liga Chapadinha/Anapurus, Nas proximidades da Fazenda Europa


Uma  caminhonete  Hilux de placa HQB 5742, que trafegava no sentido São Luiz/Parnaíba, capotou ao tentar fazer uma ultrapassagem ao um Del Rey, que segundo testemunhas trafegava no mesmo sentido e que vinha fazendo zig-zag na rodovia
O motorista da Hilux ao tentar fazer a ultrapassagem tirou o carro da pista e tentou voltar para o asfalto, foi quando perdeu o controle do veiculo vindo a capotar por três vezes. Afirmou Ednaldo Junior, que testemunhou o acidente.

Na caminhonete vinham três ocupantes mas  que não tiveram  ferimentos grave, apenas um dos ocupantes recebeu uma forte  pancada  no olho esquerdo,
Ednaldo, contou ao Blog do Alexandre Cunha, que o motorista do Del Rey parou em seguida e que estava visivelmente  embriagado, ele nos disse que o motorista nem conseguia segura-se em pé de tão bêbado, e saiu cambaleando.  
Ainda de acordo com testemunhas todos os ocupantes da caminhonete são da cidade de Parnaíba Piauí, e que o carro pertence ao homem identificado apenas como *Cocotá*
 A policia militar este no local do acidente e registrou um B.O

Blog do Alexandre Cunha

domingo, 3 de março de 2013

Equipe do governo municipal realiza vistorias nos postos de saúde da zona rural

Equipe do governo municipal realiza vistorias nos postos de saúde da zona rural



Quase 200 quilômetros foram percorridos neste sábado (02 ), para mais um dia de vistoria nos postos de saúde da zona rural de Chapadinha.
A equipe composta pela prefeita Ducilene Belezinha, secretário de saúde, Charles Bacellar, adjunta, Valnice Meneses, assessora especial em Brasília, Isamara Meneses, secretária adjunta de administração, Adriana Pontes e a vereadora Raimundinha, passaram por quatro povoados para fazer o levantamento das condições das unidades de saúde da cidade.

A primeira parada foi no Povoado da Mangueira a 42 quilômetros de Chapadinha. Na região são 5 agentes de saúde que atendem, em média, duas mil pessoas. A unidade Básica de Saúde Maria Júlia, tem problema com o fornecimento de água. Possui salas amplas e bem definidas. Já está equipada com máquina com o detector fetal ( máquina para examinar gestantes ) e também um laboratório odontológico. A presença de médicos agora é uma realidade.

“ Esta unidade deve passar a ser PSF, onde as ações serão mais amplas e bem direcionadas a comunidade”, disse a secretária adjunta da saúde, Valnice Meneses.

Na oportunidade a comitiva participou de uma reunião do grupo de avaliação final do Plano Brasil sem Miséria. O resultado desse plano é tornar os pequenos produtores da região fornecedores para o programa compra direta. Na região há criação de galinhas e roça em geral.

“Assim que os pequenos produtores estiverem aptos a comercializar seus produtos vamos priorizar os de nossa região direcionando os alimentos para a merenda escolar”, disse a prefeita.


A segunda parada foi no povoado Alagadiço Grande a 75 quilômetros de Chapadinha, que também apresenta estrutura adequada para atender à comunidade. Na região são 9 agentes de saúde com abrangência de uma média populacional de 2.500 pessoas. A unidade passou por uma reforma, mas os banheiros ficaram inacabados, o fornecimento de água tem interrupções por deficiências no sistema hidráulico. Funcionando regularmente, o local precisa passar por algumas melhorias para oferecer à comunidade atendimentos de qualidade.

“Essas vistorias tem como objetivo a elaboração precisa de relatórios de como estão funcionando cada unidade de saúde e assim, constatarmos quais problemas precisam ser solucionados com urgência para não deixar a comunidade sem atendimento médico”, explicou a prefeita.


Seguindo o roteiro, a terceira parada foi no povoado Canto do Ferreira a 40 quilômetros de Chapadinha. Na unidade básica de saúde, que leva o mesmo nome do povoado, os grandes problemas observados foram a falta de ventilação e de água. O sol forte deixa o ambiente muito quente e isso pode estragar a medicação, que já foi providenciada para o local.
A unidade tem consultório odontológico, mas ainda não está funcionando por falta de condições adequadas de operacionalização que apresentam riscos de infecção durante os procedimentos. A falta de manutenção nos móveis foi outro problema encontrado pela comitiva. Mesas e cadeiras enferrujadas.



“Vamos providenciar a solução desses problemas o mais rápido possível”, disse o secretário de saúde.

A última parada da equipe foi no povoado Baturité a 61 quilômetros de Chapadinha. Na área são cerca de duas mil pessoas atendidas pelos agentes de saúde. A unidade tem aparelhos, mas desde o mês de julho do ano passado, por causa de uma reforma no prédio, foram retiradas as portas dos consultórios e por isso alguns serviços, como por exemplo, o odontológico não pode ser realizado devido aos riscos de contaminação em ambiente aberto. Até a pia instalada no local é inapropriada para o serviço que deve ser realizado na sala.
 Até um aparelho de raio-x odontológico, adquirido em 2008, não é utilizado por não ter sido providenciada uma sala específica para o funcionamento. O equipamento sofre com a ação do tempo o desgaste da base é visível.
“Percebemos, nessa viagem, que muitas unidades de saúde não funcionavam direito por causa de problemas simples de se resolver. Estamos fazendo esse levantamento e para a elaboração de um diagnóstico preciso, e assim organizarmos as ações para cada povoado”, disse a prefeita.

Ao término das vistorias, ainda deu tempo para uma parada para conversar com os moradores, ouvir um pouco sobre a realidade do local e também para um divertido bate-papo com as crianças.

O que é PSF - Programa de Saúde da Família

O PSF tem o objetivo de desenvolver ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, prestando assistência integral, na unidade de saúde e no domicílio de forma contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população, intervindo sobre os fatores de risco no qual a população está exposta.

O PSF elege a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde, humaniza as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculo entre os profissionais de saúde e a população, proporciona parcerias através do desenvolvimento de ações intersetoriais, contribui para a democratização do conhecimento do processo saúde / doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde, faz com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida e estimula a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social.

Assessoria de Comunicação 













sábado, 2 de março de 2013

Projovem Adolescente: Aviso

Projovem Adolescente: Aviso


Aviso:

A Secretaria de Assistência Social comunica que estão abertas as inscrições para o Programa PROJOVEM adolescente.

 As famílias beneficiárias do Bolsa Família que possuem jovens com idade entre 15 e 17 anos, deverão se dirigir à Secretaria de Assistência Social para realizar o cadastro.
Os jovens participarão de atividades sócio-educativas, esportivas, culturais entre outras.

Funcionarão polos nos Bairros do Areal, Campo Velho, Mutirão, Residencial José de Sousa Almeida, Fonte do Mato, Vila Isamara e Centro.

As atividades terão início no dia 19 de março de 2013 nos referidos polos. 

Do Blog Professor Helton Carlos

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