terça-feira, 31 de março de 2015

Saúde: Membros do Conselho Municipal de Saúde constatam que os aparelhos de Raio X e Mamógrafo do HAPA estão em perfeitas condições de operacionalização

Compartilhar
Blog do Kim Pereira - terça-feira, 31 de março de 2015
Por SECOM/PMC  / Fotos: Kim Pereira 
A visita dos membros do conselho municipal de saúde ao HAPA foi solicitada pelo próprio secretário de saúde, Allan Monteles, para acabar com os boatos de que os aparelhos de Raio X e mamógrafo haviam sido retirados da unidade.
O que na verdade aconteceu foi apenas um serviço de manutenção de uma peça que a empresa resolveu fazer para evitar problemas futuros.


No momento da visita pode-se constatar o funcionamento do Raio X, quando da chegada do paciente Manoel Mauro Sousa da Silva que havia sofrido um acidente de moto e precisou do exame, que foi realizado imediatamente.
Por meio de um equipamento sofisticado o resultado é enviado pelo computador para o médico que fez a solicitação ou pode ser impresso nesta máquina de última geração. Os representantes do conselho constataram que os equipamentos estão funcionando normalmente no Hapa.


“ O secretário Allan nos convidou e a gente veio constatar aqui, a questão dos aparelhos e a gente percebe que os aparelhos estão em pleno funcionamento”, disse Luiz Barbeiro, membro do conselho municipal de saúde.
A importância desses aparelhos para a população pode ser percebida pelo número de atendimentos que é realizado. Por dia, uma média de 40 exames são feitos só aqui no HAPA. E são ocorrências, na sua grande maioria, de vítimas de acidentes de trânsito, que precisam de um laudo rápido, assim como de Manoel, que ficou pronto na hora.
Para isso a prefeitura de Chapadinha está investindo em aparelhos cada vez mais modernos. Como o que está no HAPA, que também faz Raio X da face e do crânio. A cidade conta não apenas com um, mas com dois aparelhos de Raio X, um no Hapa e outro instalado no Benu Mendes.


“ Os dois aparelhos já estão funcionando e vamos trabalhar agora para organizar o atendimento nas duas unidades”, disse o secretário de saúde, Allan Monteles.
Responsabilidade com a população e transparência no trabalho. Essa tem sido a marca do governo de Ducilene Belezinha, que investiu na prestação de serviço de saúde. E o próximo desafio é a aquisição de um aparelho de tomografia.


“ Com esses equipamentos já podemos pensar em um tomógrafo, que vai evitar o deslocamento para São Luís e outros traumas que podem ser resolvidos aqui, sem a necessidade da transferência para São Luís”, concluiu o secretário.
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog