sexta-feira, 4 de abril de 2014

Prefeitura de Chapadinha em parceria com o SENAR leva capacitação na área de avicultura para a região do povoado Guarimã

Compartilhar
Blog do Kim Pereira - sexta-feira, 04 de abril de 2014
Fonte: ASCOM/PMC
Fotos - Kim Pereira 
Construir um criadouro de galinhas caipiras e deixar o local pronto para trazer as aves foi a tarefa dessa turma de avicultura do povoado Guarimã. Aqui tem alunos de povoados vizinhos que não perderam tempo em aproveitar a oportunidade. Depois de duas semanas de aulas teóricas, o grupo foi à campo para se familiarizar com os equipamentos e técnicas para deixar o local em perfeitas condições de uso. Sob a orientação da instrutora Maria da Conceição os alunos realizaram a tarefa estrutural da casa, parte elétrica, colocação de cerca e limpeza da área para os piquetes.
“ Estamos hoje, aprendendo a construir um aviário no meio rural, porque existem vários tipos de aviários muito sofisticados, mas para a nossa realidade cabe a forma mais simples, onde há material disponível na região. Nesta área aqui vai ser possível criar inicialmente até 100 pintos. Os alunos correspondem às aulas e estão preparados para essa excelente oportunidade de renda para eles, família e região”, disse a instrutora do SENAR, Maria da Conceição.

A próxima fase é aprender o manejo dos animais, desde a alimentação, medicação e venda. Edivaldo faz parte da turma e é dono da propriedade onde foi construída a primeira amostra do sistema de criação intensiva das aves. O lavrador conta que já criava galinhas, mas de maneira solta, sem os devidos cuidados, mas agora com tudo que aprendeu ele afirma que vai poder investir com segurança no negócio próprio.

“Aprendi Várias coisas: como a medicação, ração e a diferença dos sistemas de criação intensivo e semi-intensivo. Isso vai ser uma profissão. Esse curso é uma qualificação profissional”, disse o aluno Edivaldo Marques Dutra.



A atenção com cada detalhe da montagem da estrutura faz a diferença, desde o simples corte de um fio à colocação correta da cerca. Tudo tem que ser bem feito para que o resultado final seja satisfatório. Esse é o objetivo do curso que busca preparar o pequeno produtor para o mercado de trabalho, mostrando os caminhos a seguir na área da produção em pequenos espaços, mas com maior lucratividade. Jailton é um exemplo de aluno aplicado que não perdeu tempo e pôs em prática muitos dos ensinamentos. Este é segundo curso que participa. O primeiro foi de horticultura orgânica e ainda quer fazer o de piscicultura. O lavrador conta que oportunidades como estas nunca haviam chegado para a região onde mora, mas agora a situação mudou e animado explica as vantagens de se capacitar.
“ Se trabalhar da maneira correta, mesmo, isso aqui dá bastante lucro e qualidade de vida mais na frente. Nós nunca tivemos essa oportunidade e hoje nós temos a chance e estamos abraçando essa chance. Acredito que esse é o caminho para arrumarmos um emprego melhor e deixar de trabalhar na roça de toco, que é muito sofrido. Eu já tenho uma horta e já estou colhendo frutos. Vendendo e ganhando dinheiro depois que aprendi a mexer de maneira correta com horticultura”, afirma o aluno Jailton da Conceição, morador do povoado Veredão.

A principal preocupação do Governo de Ducilene Belezinha em fechar parcerias com o SENAR, é levar conhecimento e oportunidades de crescimento para as todas as áreas do município. Respeitando a vocação produtiva de cada região apresentando as vantagens e orientações de como se trabalhar em cada segmento. E isso é possível com a colaboração de todas as secretarias, como a participação dos técnicos da secretaria de agricultura que visitam as produções prestando esclarecimentos e informações.

“ É louvável para o governo que está levando essas tecnologias novas, ajudando a desenvolver o campo. A secretaria de agricultura está sempre disponível a ajudar, caso seja necessário. Esse é um trabalho em parceria. A gente tá sempre visitando as propriedades onde há produção”, disse o auxiliar técnico da secretaria de agricultura, Marcone Vieira Costa.




Saber a diferença entre criação de galinhas por metro quadrado, quando na maneira comum utiliza-se em média 3 metros quadrados para uma única ave e no método intensivo basta um metro quadrado para 10 galinhas, percebe-se a necessidade de levar cada vez mais conhecimento para a zona rural. Aqui o desafio foi mostrar aos pequenos produtores como é possível criar galinhas e obter bons resultados em uma pequena área e em pouco espaço de tempo.

“ A vontade da prefeita Ducilene Belezinha é que faça o município produzir. Desde maio do ano passado que trabalhamos em parceria com o SENAR e demais secretarias do governo e já vemos resultados na produção de hortaliças, de galinhas caipiras e futuramente, suinocultura. Essa região do Guarimã é distante e foi esquecida pelos antigos governantes e a prefeita Belezinha pediu para dá a oportunidade de o governo dela chegar aqui, por meio de ações como esta”, disse o secretário de assistência social, Francisco Paiva.

Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog