quinta-feira, 3 de abril de 2014

Prefeita Ducilene Belezinha participa da 1ª aula prática do curso de suinocultura realizado pelo Pronatec/ Senar em parceria com a prefeitura

Compartilhar
A prefeita Ducilene Belezinha, o secretário de assistência social, Fracisco Paiva e técnicos da secretaria de agricultura participaram da 1ª aula prática do curso de suinocultura realizado pelo Pronatec/ SENAR em parceria com a prefeitura. Os 15 alunos da região do povoado Brejo do Meio foram até a fazenda do Dr. Carlos Henrique para conhecer a estrutura, maneira de manejo dos animais, desde a granja, creche e maternidade.
E muita coisa foi novidade para os alunos que já criam suínos, mas de maneira solta sem os devidos cuidados que a produção exige. O lavrador Vasni Ferreira, do povoado Brejo do Meio, conta que criava os animais sem emprego de nenhuma técnica e afirma que agora, aprendeu como trabalhar de maneira correta.

“ Eu já criava, mas não tinha técnica nenhuma. Deixava tudo solto. Agora vou botar em prática o que prendi e pretendo investir no ramo”, disse o aluno.

O curso tem duração de 3 semanas e pretende capacitar produtores e torná-los multiplicadores do saber em suas comunidades. Na primeira fase os alunos aprenderam como proceder na aplicação de medicamentos, castração e todos os cuidados que se deve ter na granja para se obter mais rendimento. O sistema de produção apresentado foi o de criação intensiva e semi-intensiva. O Estado do Maranhão ocupa o segundo lugar, no nordeste, em produção de suínos, perdendo apenas para o Estado da Bahia. Apresentando novas técnicas e prestando as orientações necessárias aos pequenos produtores a cadeia produtiva tende a se fortalecer.

“ A proposta do SENAR é capacitar os pequenos produtores e despertar o interesse pelo segmento que já desponta como uma importante atividade econômica. O município de Chapadinha tem muito a crescer com essas qualificações. A parceria entre SENAR e prefeitura vai abrir muitas portas aos pequenos produtores que com as devidas orientações vã sair daqui aptos a investirem em negócio próprio”, disse o instrutor/ veterinário do SENAR, Marcelo Mendonça.

A aluna Maria Francisca Ferreira do povoado Boa Esperança do Leite, viaja todo dia cerca de 20 quilômetros para participar das aulas do curso e confirma o que o instrutor diz. . Ela também cria suínos, mas não tinha conhecimentos necessários para investir em uma produção mais aprimorada. Maria Francisca acredita que depois das aulas que já assistiu, já aprendeu muito e que agora vai poder realizar o sonho de ter um negócio próprio.

“ Meu sonho vai se tornar realidade. Já aprendi muita coisa. Esse curso foi muito bom pra nós. Antes ninguém levava nada pro interior, era esquecido. Agora estamos sando vistos e lembrados. Nossa vida tá melhorando, sim!” afirmou a aluna.

Com esse pensamento: proporcionar condições dignas ao homem e mulher do campo. É que a prefeitura de Chapadinha vem firmando parcerias importantes. Capacitar o pequeno produtor é trabalhar a base da economia local e contribuir com a mudança de vida com qualidade das comunidades da zona rural.

“ A prefeita tem essa preocupação quanto a capacitação. Esperamos que daqui a um ou dois anos, o município esteja mudado quanto a produção. Estamos levando conhecimento a vários povoados de acordo com a aptidão de cada um, e assim, pretendemos despertar o produtor para a importância de seu trabalho”, disse o secretário de assistência social, Francisco Paiva.

ASCOM/PMC
Fotos - Kim Pereira 
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog